Conecte-se conosco

Política

Avança em Porto Velho projeto de lei que proíbe contratação de artistas que fazem apologia ao crime

Publicado

em

Um projeto de lei protocolado pela vereadora Sofia Andrade (PL), visa proibir a contratação, patrocínio ou apoio a artistas que façam apologia ao crime organizado, à violência ou ao uso de drogas. O texto que tramita na Câmara Municipal de Porto Velho, está em análise na Comissão de Constituição e Justiça da casa de leis.

O projeto de Sofia, integra uma série de iniciativas semelhantes, conhecidas como “Lei anti-Oruam”, em referência ao rapper Oruam, nome artístico de Mauro Davi dos Santos Nepomuceno.

Se aprovado, as regras valem para shows, concertos, raves, festivais, exibições de filmes, vídeos, documentários e outras manifestações artísticas ou culturais promovidas ou apoiadas pelo município.

Confira as sanções previstas no projeto:

  • Cancelamento imediato do contrato, sem direito a indenização
  • Multa de 100% do valor do contrato — revertida ao Fundo Municipal da Criança e do Adolescente
  • Responsabilização do agente público que autorizou a contratação

A vereadora Sofia Andrade argumenta que o conteúdo que faz apologia ao crime representa um risco para crianças e jovens, especialmente aqueles em situação de vulnerabilidade social, que podem ser “influenciados a optar pelo caminho do crime”. A iniciativa já ganhou força em outras cidades brasileiras. Em São Paulo, a vereadora Amanda Vettorazzo (União Brasil) foi a primeira a propor um projeto com o mesmo teor. No Rio de Janeiro, na segunda-feira (17), vereadores protocolaram proposta semelhante, de autoria de Talita Galhardo (PSDB) e coautoria de Pedro Duarte (Novo).

Em Brasília, o deputado federal Kim Kataguiri (União Brasil-SP), do MBL, também apresentou um projeto de lei com reflexos em âmbito nacional. A discussão sobre o tema reflete um debate crescente no país sobre o impacto de conteúdos artísticos que abordam temas ligados ao crime e à violência. Enquanto isso, o projeto segue em análise na Câmara de Porto Velho, aguardando parecer da Comissão de Constituição e Justiça.

Publicidade

O Jornal Digital Portal de Rondônia é um portal de notícias independente compromissado em transmitir os fatos, leva as principais notícias de Rondônia, do Brasil e do Mundo.

Facebook

Publicidade
Publicidade