As apostilas já foram entregues nas cidades de Vilhena, Cacoal, Nova Brasilândia, Santa Luzia do Oeste, Pimenta Bueno e Espigão do Oeste e são destinadas a todos os alunos do 5º ano do ensino fundamental I das escolas municipais de Rondônia.
O material é formado por conteúdos de língua portuguesa, matemática, cooperativismo e educação financeira e faz parte do projeto “Educação para o futuro”, uma iniciativa do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), apoiada pelo Sicoob. A ação visa melhorar o desempenho dos estudantes no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) em Rondônia.
O Sicoob financiou a impressão dos 25 mil livros que estão sendo distribuídos para todas as escolas municipais de Rondônia. De acordo com o Superintendente do Sebrae Daniel Pereira, o material reforça os conteúdos de língua portuguesa e matemática, além de incluir educação financeira, cooperativismo e empreendedorismo.
“Sem o apoio do Sicoob esse projeto não teria condições de ser realizado. Mesmo que disponibilizássemos o e-book, não seria a mesma coisa de ter o livro físico. A gente vê a felicidade das crianças quando recebem o material, que é bem didático, tem uma linguagem simples e atrativa. Acreditamos que com esse projeto vamos conseguir melhorar o desempenho dos alunos no Ideb. Hoje o estado ocupa a 10º posição no Brasil”, disse Daniel.
O presidente do conselho de administração da Sicoob Credip, Oberdan Pandolfi Ermita, esteve presente na entrega dos materiais e reforçou a importância do apoio à educação, como instrumento de transformação social.
“Através da educação a gente consegue se transformar, nos tornando pessoas melhores e contribuindo para um mundo melhor. Essa contribuição do Sicoob é um apoio incondicional à educação, estamos falando de conteúdos básicos e importantes que são português e matemática, agregando também outros três assuntos, educação financeira, empreendedorismo e cooperativismo. São conteúdos que contribuem para a formação de uma sociedade mais independente, sustentável e cooperativa”, acredita Oberdan.
A professora Cleonice Dantas, da Escola Municipal de Cacoal Maria Socorro Viana de Almeida, está animada para trabalhar com a apostila. Para ela, os conteúdos devem contribuir com a melhor aprendizagem dos alunos.
“Essa será a primeira vez que vou dar aulas sobre educação financeira, empreendedorismo e cooperativismo para os alunos. Acredito que esses conteúdos ajudarão na formação dessas crianças, tornando-os adultos mais produtivos, conscientes do seu papel transformador na sociedade e também menos consumistas”, disse a professora.
A estudante Emilly Vitória Martins Pereira do 5º ano da Escola Municipal Rocha Pombo, situada na cidade de Nova Brasilândia, é uma das participantes do projeto e gostou da ideia de aprender conteúdos diferentes do currículo escolar.
“As disciplinas de língua portuguesa e matemática são as que eu mais gosto de estudar, mas estou ansiosa para aprender sobre educação financeira, é um assunto que já ouvi falar muito e tenho curiosidade em saber mais”, contou Emilly.
O projeto teve adesão de todas as escolas municipais, que atendem estudantes do 5º do ensino fundamental I, nos 52 municípios de Rondônia.