Conecte-se conosco

Brasil

Desenrola Fies: saiba como conseguir seus descontos

Publicado às

em

O Ministério da Educação (MEC), por meio do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), iniciou, na quarta-feira (13/5), o período de renegociação do Desenrola Fies 2026. A iniciativa permite que estudantes regularizem dívidas do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) com descontos que podem chegar a 99% e condições facilitadas de pagamento.

O prazo para adesão vai até 31 de dezembro de 2026. A renegociação é realizada junto ao Banco do Brasil e à Caixa Econômica Federal.

Podem participar estudantes que contrataram o Fies até o ano de 2017 e que estavam na fase de amortização em 4 de maio de 2026. O programa contempla contratos adimplentes e inadimplentes, conforme as condições previstas para cada perfil de dívida.

Não estão aptos à renegociação estudantes que contrataram o Fies a partir de 1º de janeiro de 2018 e contratos que estejam nas fases de utilização ou carência.

A data de 4 de maio de 2026 foi definida como marco para verificar se o contrato estava na fase de amortização e para aplicar critérios como tempo de inadimplência e enquadramento no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico).

Os percentuais de desconto variam conforme a situação do contrato. Há 12% de desconto para contratos sem atrasos ou com atraso de até 90 dias, em pagamento à vista. Também há 12% de desconto para contratos com débitos vencidos há mais de 90 dias, com desconto de 100% dos encargos, como juros e multa.

Para contratos com débitos vencidos há mais de 360 dias, o desconto pode chegar a 77% sobre o saldo devedor total. Já estudantes inscritos no CadÚnico podem obter até 92% de desconto sobre o saldo devedor total para contratos com débitos vencidos há mais de 360 dias.

Nos casos de atraso superior a cinco anos, estudantes inscritos no CadÚnico poderão receber desconto de até 99% sobre o saldo devedor total. Conforme a modalidade de renegociação, o programa também oferece possibilidade de parcelamento em até 150 meses.

Dependendo do perfil da dívida, os descontos podem ser aplicados tanto para o pagamento à vista quanto para o parcelamento, observadas as regras específicas de cada faixa de renegociação.

Quem está com o nome negativado também pode aderir ao programa. Após a formalização da renegociação e o pagamento da parcela de entrada, ocorre a retirada do nome do estudante e dos fiadores dos cadastros de inadimplentes, quando aplicável.

A renegociação pode ser realizada pelos aplicativos oficiais dos agentes financeiros ou presencialmente, em qualquer agência do banco responsável pelo contrato, sem necessidade de comparecer à agência onde o financiamento foi assinado.

No Banco do Brasil, o atendimento pode ser feito pelo Aplicativo BB. Já na Caixa Econômica Federal, o serviço está disponível pelo aplicativo Fies Caixa. Em alguns casos específicos, como parcelamentos mais longos que exigem fiador, o atendimento deverá ser presencial, conforme orientação do sistema.

A renegociação só é efetivada após o pagamento da parcela de entrada. Caso o pagamento não seja realizado, a proposta será cancelada.

Cada contrato poderá realizar apenas uma renegociação durante a vigência do Desenrola Fies, que segue até 31 de dezembro de 2026.

O Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) foi criado em 2001 para conceder financiamento a estudantes de cursos de graduação em instituições privadas de ensino superior que possuem avaliação positiva no Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes). Desde 2018, o Fies possibilita juros zero a quem mais precisa e uma escala de financiamento que varia conforme a renda familiar do candidato.

Pode se inscrever no Fies o candidato que tenha participado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), a partir da edição de 2010, e tenha obtido média aritmética das notas igual ou superior a 450 pontos e nota superior a zero na redação. Também é necessário possuir renda familiar mensal bruta de até três salários mínimos por pessoa.

O Desenrola Fies integra as ações do Novo Desenrola Brasil, instituído pela Medida Provisória nº 1.355/2026, publicada no Diário Oficial da União (DOU) em 4 de maio de 2026. O objetivo do governo federal é reorganizar a vida financeira de milhões de brasileiros, incluindo estudantes com contratos em atraso junto ao Fies. A medida, no entanto, não prevê a utilização do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) para abatimento das dívidas, como ocorre em outras renegociações do Desenrola Brasil.

Fonte: Assessoria de Comunicação Social do MEC, com informações do FNDE.

Publicidade

O Jornal Digital Portal de Rondônia é um portal de notícias independente compromissado em transmitir os fatos, leva as principais notícias de Rondônia, do Brasil e do Mundo.