Cultura
Patrimônio Cultural representado pela Ferrovia Madeira-Mamoré é tema de pesquisa apoiada pela SEJUCEL

A Superintendência Estadual de Juventude, Cultura, Esporte e Lazer do Governo do Estado de Rondônia(SEJUCEL/RO), por meio do Edital Nº33/2021/SEJUCEL-CODEC – 2º Edição Alejandro Bedotti tem subsidiado o desenvolvimento de diversas pesquisas acerca do patrimônio cultural material e imaterial do Estado de Rondônia. O Editalcontou com recursos da Lei Aldir Blanc (Lei Nº. 14.017, de 29 de junho de 2020), e teve como objetivo incentivar a pesquisa cultural do estado de Rondônia. Por meio dele foram selecionados 30 projetos, dentre os quais o intitulado “Nos trilhos da história: a constituição da Estrada de Ferro Madeira-Mamoré como patrimônio histórico brasileiro”, coordenado pela historiadora Xênia de Castro Barbosa.
O referido projeto tratou da construção da ferrovia, de sua desativação no contexto da Ditadura Civil-Militar brasileira e dos fatores envolvidos em seu processo de constituição como patrimônio histórico nacional. O estudo resultou em artigo homônimo ao título, aceito para publicação no periódico científico Conjecturas: http://www.conjecturas.org/index.php/edicoes
Segundo a coordenadora do projeto, que é mestre em História pela USP e doutora em Geografia pela UFPR:
“A Estrada de Ferro Madeira-Mamoré foi construída como resposta às necessidades de integração política e econômica e de honrar compromisso diplomático estabelecido pelo governo brasileiro com o governo boliviano, por meio do Tratado de Petrópolis. Seu processo de construção, pautado em ideais modernizantes, foi marcado por múltiplos desafios, dentre os quais, as endemias tropicais, que representaram um dos principais desafios para a conclusão da obra. Após o fechamento da ferrovia, em 1973, combates pela memória e pelo patrimônio começaram a tomar forma, ganhando vigor após a redemocratização. O Movimento Pró-Reativação e Preservação da EFMM foi um dos principais atores a demonstrar, em Rondônia, a percolação do sentido histórico como elemento estruturante de ações em prol do reconhecimento da EFMM como patrimônio cultural brasileiro.”
Questionada sobre a importância desse bem, tombado como patrimônio brasileiro e sobre as disputas de memórias em seu entorno, a pesquisadora explica:
“A relevância da ferrovia Madeira-Mamoré estende-se a diversas áreas: foi relevante para a formação de Porto Velho, de Guajará-Mirim e do próprio Estado de Rondônia, pois impulsionou a primeiragrande frente de colonização desse território; foi relevante do ponto de vista econômico, por possibilitar, de 1912 até 1973, o transporte de pessoas e produtos; e relevante do ponto de vista das relações internacionais do Estado brasileiro. Atualmente, seu reconhecimento como patrimônio cultural brasileiro indica que ela é elemento importante não só para a identidade local, mas para a identidade nacional, uma vez que sua construção e funcionamento atravessam importantes momentos da história política do Brasil. Ela se conecta ahistória do Brasil desde o período imperial, quando sua construção começou a ser cogitada. Nesse sentido, Sem dúvidas, os bens tombados constituem uma base importante para nossa identidade e memória coletiva”.
Em relação às disputas de memórias que ela catalisa, a meu ver são positivas, pois demonstram uma dimensão cívica, de preocupação com a coisa pública, além de sedimentarem um regime de passado que expressa o desejo de tornar perene seu acervo, minimizando os efeitos do tempo e do esquecimento”. Concluiu a pesquisadora.
