Conecte-se conosco

Cultura

ENCANTO DA ROSA DIVINA: quadrilha mais antiga do Arraial Flor do Maracujá reafirma seu legado cultural

Publicado

em

Entre os dias 1º e 10 de agosto, o Parque dos Tanques, em Porto Velho, será o cenário da 41ª edição do Arraial Flor do Maracujá, uma das maiores festas folclóricas da Região Norte. Promovido pelo governo de Rondônia, por meio da Secretaria de Estado da Juventude, Cultura, Esporte e Lazer (Sejucel), o evento reunirá 37 agremiações folclóricas, que levarão ao público o encanto das quadrilhas e bois-bumbás que representam a identidade cultural rondoniense.

Entre os destaques da edição 2024, está a quadrilha Rosa Divina, com 46 anos de história, sendo a mais antiga em atividade no arraial. Fundada em 1979 por jovens da comunidade de uma instituição religiosa, no Bairro Mato Grosso, a quadrilha mantém viva a tradição junina ao longo de gerações. Atualmente, presidida por Irinéia Leal, a Rosa Divina compete no Grupo Especial, sendo reconhecida por sua criatividade, inovação e compromisso com a cultura popular.

Para o governador de Rondônia, Marcos Rocha, o arraial fortalece a cultura e as heranças regionais. “Com a realização do evento, o governo impulsiona a promoção cultural e histórica do estado, além  de promover a união e valorização das tradições”, ressaltou.

TRADIÇÃO E INOVAÇÃO

Quadrilha mirim este ano vem com o tema “Carrossel dos Meus Sonhos: Girando a Magia da Infância”

A presidente da agremiação, Irinéia Leal, relembra com orgulho a trajetória do grupo e as transformações ao longo do tempo. “Começamos com figurinos feitos com chita, no modelo mais tradicional. A partir dos anos 2000, modernizamos nosso estilo, com novos tecidos, coreografias mais ousadas e até uma banda ao vivo na arena, fomos os primeiros a fazer isso no Flor do Maracujá. O mais importante é manter viva a essência da quadrilha, mesmo com as mudanças”, destacou.

A quadrilha adulta da Rosa Divina apresentará este ano o tema “Os Guardiões da Rosa: Entre a Fé de Santo Antônio e os Mistérios da Noite de São João”. O grupo conta com 72 brincantes, além de 12 diretores e 20 coordenadores. Os ensaios acontecem de quarta a sexta-feira, a partir das 22h30, em uma instituição religiosa, localizada no Bairro Mato Grosso.

QUADRILHA MIRIM

Com o tema “Carrossel dos Meus Sonhos: Girando a Magia da Infância”, a quadrilha mirim reúne 56 brincantes, 12 diretores e 25 coordenadores. Os ensaios da categoria ocorrem às segundas, quartas e sextas-feiras, a partir das 19h30, em uma instituição religiosa, localizada no Bairro Mato Grosso.

Fonte: Secom

Facebook

Publicidade