Conecte-se conosco

Estágio, Concursos e Empregos

Rondônia tem expectativa de 700 vagas de emprego para próxima semana

Publicado

em

Foto: Divulgação

O ano de 2022 começou com muitas possibilidades para aqueles que buscam uma vaga no mercado de trabalho em Rondônia. Segundo dados fornecidos pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (Sedec), apenas nesta primeira semana de 2022, 600 vagas de emprego foram disponibilizadas por meio do Serviço Nacional de Emprego (Sine) e outras 200 vagas através do Sistema Geração Emprego, uma solução de empregabilidade implantada pelo Governo de Rondônia no segundo semestre de 2021.

O sistema fomenta a geração de emprego, trabalho e renda, trazendo modernização e ampliando para todos os municípios rondonienses os serviços do Sine. O Geração Emprego garante mais celeridade e economia ao processo de recrutamento e contratação de mão-de-obra por meio de aplicativos, sendo um destinado aos trabalhadores e outro aos contratantes. Além disso, todas as funcionalidades dos aplicativos estão disponíveis também por meio do website do programa.

“O Sistema Geração Emprego possibilita o acesso aos serviços do Sine e também aos cursos de qualificação oferecidos pelo Governo de Rondônia. O trabalhador tem a opção de cadastrar o seu currículo, que fica à disposição das empresas. Já para os contratantes, o Sistema permite a identificação de um colaborador com perfil mais próximo à sua empresa, com ferramentas como filtros de perfil”, detalha a coordenadora de Trabalho, Emprego e Renda da Sedec, Tereza Cristina.

Juntos, em 2021, o Sine e o Sistema Geração Emprego disponibilizaram mais de 7.300 vagas em Rondônia.

 OPORTUNIDADES X QUALIFICAÇÃO

Além das 800 vagas de emprego disponíveis na primeira semana de 2022, a expectativa para a próxima semana é que mais 740 novas oportunidades surjam por todo o estado de Rondônia. De acordo com Tereza Cristina, um dos maiores empecilhos para que as vagas sejam preenchidas tem sido a falta de qualificação profissional, mas o Governo de Rondônia tem trabalhado para reverter este cenário.

“O Governo do Estado tem buscado oferecer cada vez mais cursos gratuitos de capacitação com o objetivo de reverter este cenário de ausência de mão-de-obra qualificada. Em 2021, foram disponibilizadas mais de mil vagas em cursos para qualificação e, em 2022, já iniciamos o ano oferecendo 500 vagas em diversas áreas”, ressalta.

Entre os cursos disponíveis para todo o estado, pela modalidade Ensino a Distância (EAD), estão Assistente Administrativo, Auxiliar de Produção, Assistente de Controle de Qualidade e Operador de Telemarketing. Além disso, em Ji-Paraná, devido à necessidade de aulas práticas e presenciais, será oferecido o curso de capacitação para Eletricista de Redes de Distribuição.

Fonte: Secom

Publicidade
Publicidade

Publicidade

O Jornal Digital Portal de Rondônia é um portal de notícias independente compromissado em transmitir os fatos, leva as principais notícias de Rondônia, do Brasil e do Mundo.

Publicidade

Facebook

Publicidade

Grupo de notícias

Publicidade