Conecte-se conosco

Geral

Justiça autoriza quebra de sigilo telefônico em Brumadinho para ajudar a localizar vítimas

Publicado

em

Por G1 Minas — Belo Horizonte

A Justiça de Minas Gerais autorizou quebra de sigilo telefônico de pessoas que estavam em Brumadinho, na Região Metropolitana de Belo Horizonte. O objetivo é identificar desaparecidos após o rompimento da barragem da Vale.

Na ação, a Advocacia-Geral da União (AGU) pediu informações sobre quem estava conectado à região entre meia-noite de quinta-feira (24) e meia-noite de sexta-feira (25).

A autorização partiu do juiz substituto João Miguel Coelho dos Anos, da 7ª Vara Federal de Minas Gerais. A quebra atinge um raio de 20 quilômetros do local do rompimento.

“Com essa informação, as equipes de socorro podem saber quais aparelhos se mantiveram ativos após a tragédia, e quais estão inativos desde então”, disse o advogado geral da União, Marcus Castro.

As empresas de telefonia que deverão cumprir o pedido são Vivo, Tim, Claro, Oi, Nextel, Algar Telecom e Sercomtel.

Instalação de antenas na ‘zona quente’

De acordo com secretário nacional de Defesa Civil, coronel Alexandre Lucas, antenas foram instaladas no local chamado de “zona quente” para facilitar a comunicação que trabalham nas operações de busca.

“Nós instalamos um poste de operações das agências federais junto ao comando do estado para oferecer a tecnologia de todos os ministérios, de todos os órgãos do sistema federal de Defesa Civil. Isso possibilitou, por exemplo, a instalação de antenas para melhorar a comunicação na área quente”, disse.

Publicidade
Publicidade

Publicidade
Publicidade

O Jornal Digital Portal de Rondônia é um portal de notícias independente compromissado em transmitir os fatos, leva as principais notícias de Rondônia, do Brasil e do Mundo.

Clique para comentar

Você precisa estar logado para postar um comentário Login

Deixe uma resposta

Publicidade

Facebook

Publicidade

Grupo de notícias

Publicidade

error: Ė vedada a reprodução de conteúdo sem a citação da fonte ou autorização do proprietário