Conecte-se conosco

Geral

Depressão, a doença do século. Por Vinícius Roberto

Publicado

em

Os problemas emocionais não são uma escolha, e ninguém deseja atravessar uma depressão nem passar por momentos de ansiedade. Eles simplesmente podem surgir, após um período de acúmulo de situações e circunstâncias complicadas em nossas vidas. Existe uma falsa crença de que a depressão e a ansiedade são sinais de fraqueza e de incapacidade diante da vida. Mas não, uma pessoa com ansiedade, depressão ou sintomas mistos NÃO está louca e nem tem uma personalidade fraca ou inferior aos outros.

Depressão em Rondônia

No nosso estado temos visto vários casos de suicídio, toda semana alguém comete suicídio em Rondônia, 97% desses casos são com pessoas de até 23 anos. Afinal, o que está acontecendo? Porque tanta gente tem tirado sua própria vida?

O que leva essa geração a tal atitude? Acredito que ela está muito longe de Deus e muito ligada à tecnologia e ao capitalismo. As pessoas estão esquecendo a essência, que é Deus; estão deixando-O em segundo plano. Deus, no entanto, é um fator de proteção, a fé é um fator de proteção para o ser humano.

O grande problema do suicídio é a depressão que pensamos que não acomete os adolescentes, mas acomete; e um dos fatores que podem influenciar são os conflitos familiares. O problema é o que estamos fazendo com as angústias que afetam essa geração, pois esta é totalmente focada na tecnologia.

Aqui, não estamos falando de uma geração que trabalha com computação, mas sim que passa muito tempo se isolando. Um exemplo são os jovens que têm cinco mil amigos no Facebook, mas não têm um amigo para sair no fim de semana. O comportamento da pessoa precisa ser observado, além de outras mudanças como a verbalização, a maneira de se vestir e a repentina alteração de humor, pois o possível suicida pode estar querendo afastar as pessoas para cometer tal ato. As pessoas que dão esses sinais, provavelmente, suicidam-se, pois, na maior parte dos casos, é a única solução que encontram para a crise emocional que estão passando.

De acordo com um artigo publicado no Scielo, maior portal científico do mundo, a fé é um dos fatores que ajudam nos tratamentos médicos. Não sou eu quem está falando isso, mas a ciência está dizendo que Deus é o refúgio presente na vida dessas pessoas.

A fé ajuda muito na recuperação desses pacientes, pois é perceptível e impressionante; sem contar que a diferença é grande. Para termos uma ideia, uma pessoa que tem fé, em uma cirurgia cardíaca, ela se recupera em oito dias; e a que não tem fé se recupera no dobro do tempo. Então, a fé e a ciência podem estar ligadas sim.

Ninguém está livre da Depressão ou da Ansiedade

A depressão e a ansiedade não são sinais de fraqueza, mas sim de força. Estes problemas emocionais não aparecem da noite para o dia, mas surgem pouco a pouco por causa das dificuldades e do esgotamento emocional.

Elas também não são consequência de uma escolha pessoal. Não podemos dizer se queremos ou não queremos que nos acompanhem. Ambos os problemas emocionais são derivados da luta contra as dificuldades da vida que nos acompanham e, portanto, por termos tentados permanecer fortes por tempo demais.

Não podemos nos esquecer disso, pois ninguém está livre de se relacionar com a ansiedade e a depressão em algum momento da sua vida, seja de maneira direta ou indireta. Prestemos atenção, compreendamos estes problemas e, sobretudo, não julguemos nem a nós e nem aos outros…

Por mais difícil que possa parecer, acredite você vai superar essa doença, o Portal de Rondônia torce por você!

Se por acaso você quer procurar um tratamento mas não tem condições financeiras para pagar um psicólogo, em Porto Velho a Unir e a Fimca estão realizando atendimento gratuitamente.

Atendimento para triagem na Fimca: Quarta, Quinta e Sexta (08h às 11h e 14h às 17h). Local: Prédio Bordô na Fimca, maiores informações: 69 3217-8393.

Atendimento para triagem na Unir: Segunda, Quarta e Sexta (08h às 12h e 14h às 18h). Local: Unir Centro (Próximo ao Mercado Cultural), mais informações: 69 2182-2025.

Por Vinícius Roberto

Publicidade
Publicidade

Publicidade
Publicidade

O Jornal Digital Portal de Rondônia é um portal de notícias independente compromissado em transmitir os fatos, leva as principais notícias de Rondônia, do Brasil e do Mundo.

Clique para comentar

Você precisa estar logado para postar um comentário Login

Deixe uma resposta

Publicidade

Facebook

Publicidade

Grupo de notícias

Publicidade

error: Ė vedada a reprodução de conteúdo sem a citação da fonte ou autorização do proprietário