Neste dia 15 de outubro, o Jornal Eletrônico Portal de Rondônia conta a história de um professor da cidade de Alto Paraíso, a 200 KM da capital Porto Velho (RO). Renato Moura Lazzarotti, graduado em Pedagogia pela Universidade de Franca é professor titular da turma do Maternal III da EMEI Creche Criança Feliz.
Relato do Professor:
Desafios… Esta foi a palavra que eu “pratiquei” neste ano de 2019. Após quase cinco anos de faculdade, finalmente veio a colação de grau. “Eu era um professor!” Foi o que o diploma “me disse”… Mas não, ainda havia um árduo caminho a percorrer. Não bastava um diploma na moldura para eu ser um professor de verdade eu precisava exercer a função, colocar em prática toda a teoria que a faculdade me mostrou.
Nesta ânsia de “ser” já me inscrevi para o meu primeiro seletivo para professor. E não é que fui classificado!!! Mas ainda havia um longo caminho a trilhar, eu iria sentir na pele o verdadeiro significado da palavra burocracia. Devido a prazos e datas eu corria o risco de perder a minha primeira oportunidade de SER PROFESSOR.
Foram documentos e mais documentos, horas de espera para provar, argumentar para então SER PROFESSOR.
E como não poderia ser diferente, por mérito, fui admitido e vou para o meu 1º dia de trabalho. Eu era Professor, pedagogo área dominada por mulheres “As tias” queridas, delicadas, detalhistas… e eu professor e meu diploma “dizia” que eu estava apto para ser o “tio”! Sim, tio! Titular de uma turma: O MATERNAL III!
E agora?
Não bastava ser “Tio”, eu tinha que ser grande, muito grande, ao entrar na sala do maternal é como ser os meus pequenos estivessem olhando para um arranha – céu.
– Nossa, tio! Como você é grande, muito GRANDE!
Essa é a palavra que sobressaiu “desafios” no começo da minha história de “SER PROFESSOR”.
É isso que eu queria para os meus pequenos, que eu quero para os meus pequenos, sim, MEUS! Foi dado a mim a missão de tornar os meus pequenos GRANDES.
Grandes alunos, grandes filhos, grandes humanos. E foi com esse propósito que as ideias começaram a borbulhar…
Grandes ideias e elas vieram: Atividades no quartel, Projeto Meu Pintinho Amarelinho, alunos destaques, prefeito por um dia, entre outros… E não mais importante, porém extremamente comovente “As tampinhas de Amor” aguçou a competitividade e a solidariedade dos meus pequenos a serem GRANDES, e eles foram.
E neste meu 1º dia dos professores como professor já me sinto presenteado parabenizado desde o 1º dia que entrei na sala do maternal… Hoje eu sou professor, desafio superado com sucesso. Eu sou formador de opinião, eu sou GRANDE. Eu sou PROFESSOR.
Por Renato Lazzarotti