Conecte-se conosco

Geral

Os desafios do professor homem na Educação Infantil em Rondônia

Publicado

em

Neste dia 15 de outubro, o Jornal Eletrônico Portal de Rondônia conta a história de um professor da cidade de Alto Paraíso, a 200 KM da capital Porto Velho (RO). Renato Moura Lazzarotti, graduado em Pedagogia pela Universidade de Franca é professor titular da turma do Maternal III da EMEI Creche Criança Feliz.

Relato do Professor:

Desafios… Esta foi a palavra que eu “pratiquei” neste ano de 2019. Após quase cinco anos de faculdade, finalmente veio a colação de grau. “Eu era um professor!” Foi o que o diploma “me disse”… Mas não, ainda havia um árduo caminho a percorrer. Não bastava um diploma na moldura para eu ser um professor de verdade eu precisava exercer a função, colocar em prática toda a teoria que a faculdade me mostrou.

Nesta ânsia de “ser” já me inscrevi para o meu primeiro seletivo para professor. E não é que fui classificado!!! Mas ainda havia um longo caminho a trilhar, eu iria sentir na pele o verdadeiro significado da palavra burocracia. Devido a prazos e datas eu corria o risco de perder a minha primeira oportunidade de SER PROFESSOR.

Foram documentos e mais documentos, horas de espera para provar, argumentar para então SER PROFESSOR.

E como não poderia ser diferente, por mérito, fui admitido e vou para o meu 1º dia de trabalho. Eu era Professor, pedagogo área dominada por mulheres “As tias” queridas, delicadas, detalhistas… e eu professor e meu diploma “dizia” que eu estava apto para ser o “tio”! Sim, tio! Titular de uma turma: O MATERNAL III!

E agora?

Não bastava ser “Tio”, eu tinha que ser grande, muito grande, ao entrar na sala do maternal é como ser os meus pequenos estivessem olhando para um arranha – céu.

– Nossa, tio! Como você é grande, muito GRANDE!

Essa é a palavra que sobressaiu “desafios” no começo da minha história de “SER PROFESSOR”.

É isso que eu queria para os meus pequenos, que eu quero para os meus pequenos, sim, MEUS! Foi dado a mim a missão de tornar os meus pequenos GRANDES.

Grandes alunos, grandes filhos, grandes humanos. E foi com esse propósito que as ideias começaram a borbulhar…

Grandes ideias e elas vieram: Atividades no quartel, Projeto Meu Pintinho Amarelinho, alunos destaques, prefeito por um dia, entre outros… E não mais importante, porém extremamente comovente “As tampinhas de Amor”  aguçou a competitividade e a solidariedade dos meus pequenos a serem GRANDES, e eles foram.

E neste meu 1º dia dos professores como professor já me sinto presenteado parabenizado desde o 1º dia que entrei na sala do maternal… Hoje eu sou professor, desafio superado com sucesso. Eu sou formador de opinião, eu sou GRANDE. Eu sou PROFESSOR.

Por Renato Lazzarotti

Publicidade
Publicidade

Publicidade
Publicidade

O Jornal Digital Portal de Rondônia é um portal de notícias independente compromissado em transmitir os fatos, leva as principais notícias de Rondônia, do Brasil e do Mundo.

Publicidade

Facebook

Publicidade

Grupo de notícias

Publicidade

error: Ė vedada a reprodução de conteúdo sem a citação da fonte ou autorização do proprietário