Conecte-se conosco

Auxílio Emergencial

Trabalhador que pediu auxílio emergencial e estava em análise já pode consultar se foi aprovado

Portal de Rondônia

Publicado

em

O trabalhador que pediu o auxílio emergencial entre 17 de junho e 2 de julho e estava em análise, já pode consultar se foi aprovado para receber o benefício.

A Dataprev processou 99,8% dos pedidos de Auxílio Emergencial, conforme balanço divulgado pelo Ministério da Cidadania nesta segunda-feira (20/07).

Com o envio de um novo lote de requerimentos na última semana, 721.337 pessoas foram consideradas aprovadas em julho. Restam 273.630 solicitações a serem avaliadas, ou 0,18% do total de 150,7 milhões de cadastros analisados desde o início do programa.

Para consultar, é preciso acessar o site https://consultaauxilio.dataprev.gov.br/consulta/# e preencher os campos solicitados com CPF, nome completo, nome da mãe e data de nascimento.

Os números dão a dimensão da tarefa desempenhada pelo Governo Federal. Conseguimos dar uma resposta rápida e efetiva à crise, com impacto em mais da metade da população do país, especialmente os mais vulneráveis. Isso tudo com eficiência e segurança. Temos uma taxa de inconformidade de 0,44%, mais baixa que a do sistema previdenciário norte-americano, e diversas parcerias para dar transparência ao emprego do recurso público”, afirmou o ministro da Cidadania, Onyx Lorenzoni.

A Dataprev estima que o Auxílio Emergencial chegue de forma direta ou indireta a 125,4 milhões de cidadãos, mais de metade da população brasileiraO número contempla as 66.131.279 pessoas consideradas elegíveis por atenderem os critérios previstos na Lei n. 13.982, de 2 de abril de 2020, e os demais integrantes dessas famílias.

O recorte inclui todos os grupos do benefício: Informais, Bolsa Família e Cadastro Único. Até o momento, os investimentos no Auxílio Emergencial chegaram a R$ 121,1 bilhões.

Em julho, foram analisados 2,07 milhões de pedidos, sendo 1,7 milhão feitos entre 17 de junho e o dia 2 de julho, prazo final para solicitação do benefício. Outros 306.351 requerimentos eram de outros períodos que passaram por checagens adicionais. A Dataprev está ainda com 122,8 mil casos de pedidos de reprocessamento. O número representa 0,22% das solicitações recebidas pela Caixa Econômica Federal, que foram de 56.253.131. Ou seja, 56.130.326 já voltaram ao banco.

Até sexta-feira (10.07), 917.305 cidadãos estavam com os cadastros classificados como “inconclusivos” nos sistemas. Essas pessoas ainda podem complementar seus dados via aplicativo e site da Caixa para que sejam processados seus requerimentos e consultar se teve o auxílio emergencial aprovado.

calendário de pagamentos até o fim do ano foi divulgado pelo Ministério da Cidadania na última semana. Nesta segunda-feira (20.07), os beneficiários do Bolsa Família começam a receber a quarta parcela do Auxílio Emergencial.

Prorrogação do auxílio

Para o advogado Breno Mendes, é importante o pagamento do benefício para todas as pessoas de baixa renda, e espera que os Deputados Federais e os Senadores tenham a decência de votar a prorrogação do auxílio emergencial até dezembro.

Breno reforça também a abertura de uma CPI dos Auxílios para que seja descoberta todas as falcatruas perpetradas até momento.

Por Portal de Rondônia com informações de Ministério da Cidadania

O Jornal Digital Portal de Rondônia é um portal de notícias independente compromissado em transmitir os fatos, leva as principais notícias de Rondônia, do Brasil e do Mundo.

error: Ė vedada a reprodução de conteúdo sem a citação da fonte ou autorização do proprietário