Conecte-se conosco

Geral

Não falta oxigênio nas unidades hospitalares em Rondônia, diz Governo

Publicado

em

Não falta oxigênio nas unidades hospitalares em Rondônia
Foto: Divulgação

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), lançou nota informando à população que não há falta de oxigênio nas unidades hospitalares da rede estadual de Rondônia e que estão sendo mantidas todas as medidas de prevenção para evitar o desabastecimento. 

Embora cada prefeitura municipal seja responsável pelo abastecimento de suas unidades, o Governo de Rondônia está acompanhando de perto a situação dos municípios do interior do Estado que pontuaram possível falta de oxigênio em determinado período de tempo.

Na data de 11 de março, a Sesau foi informada oficialmente que a atual empresa que fornece oxigênio para alguns municípios do interior (diversa da empresa que fornece aos hospitais do Estado) está enfrentando dificuldades logísticas e de transporte para dar continuidade ao serviço a estas prefeituras. Os municípios foram notificados e buscaram ajuda junto ao governo estadual e aos órgãos competentes para viabilizar a melhor solução.

Mesmo não sendo de responsabilidade do Estado, prontamente o Governo notificou ao Ministério da Saúde e está mantendo diálogo constante com a União e com os municípios, a fim de evitar uma crise de abastecimento destas prefeituras, como ocorreu em outros estados.

MEDIDAS DE PREVENÇÃO

A ampliação da capacidade de armazenamento de oxigênio nas principais unidades hospitalares pertencentes ao Governo do Estado foi uma das primeiras medidas adotadas por essa gestão. 

Nesse sentido, as principais unidades estaduais que atendem pacientes com Covid-19 possuem atualmente, respectivamente:

– Hospital de Base: 45 mil metros cúbicos; 
– Hospital de Campanha de Rondônia
– antigo Regina Pacis : 21 mil metros cúbicos;
– Hospital de Campanha Zona Leste – Cero: 26 mil metros cúbicos;
– Cemetron: 26 mil metros cúbicos;
– Heuro de Cacoal: 12 mil metros cúbicos e;
– Hospital Regional de Cacoal – HRC: 12 mil metros cúbicos.

Em Extrema foram instalados ainda dois concentradores de oxigênio para uso em pacientes, como forma de medida alternativa de fornecimento.


Fonte: SECOM/RO

Publicidade
Publicidade

Publicidade
Publicidade

O Jornal Digital Portal de Rondônia é um portal de notícias independente compromissado em transmitir os fatos, leva as principais notícias de Rondônia, do Brasil e do Mundo.

Publicidade

Facebook

Publicidade

Grupo de notícias

Publicidade

error: Ė vedada a reprodução de conteúdo sem a citação da fonte ou autorização do proprietário