Conecte-se conosco

Geral

Pacientes curados da Covid-19 retornam para Rondônia após internação no Espírito Santo

Publicado

em

Pacientes curados da Covid-19 retornam para Rondônia após internação no Espírito Santo
Foto: Annelise Campos

Dentre os pacientes graves com Covid-19 que precisaram ser transferidos de UTI aérea de Rondônia para outros Estados, 26 se recuperaram da doença e já estão de volta às suas casas. No último domingo (21), mais oito que foram para Vitória (ES), se juntaram a essa estatística.

“O sentimento é de gratidão. Gratidão de ver minha mãe de volta para casa com saúde e recuperada dessa doença, após ter passado mais de 18 dias hospitalizada, infelizmente meu pai não teve a mesma sorte, mas estamos muito felizes, minha mãe venceu a Covid-19”, disse emocionado Alex Lacerda Ribeiro, filho da idosa Matilde Carvalho Lacerda, de 70 anos.

Alex Lacerda, conta que a mãe e o pai de 68 anos foram infectados pelo coronavírus, o pai de Alex, não resistiu a doença e a mãe Matilde foi transferida para Vitória, onde ficou internada em estado grave por 20 dias. “Só tenho a agradecer tanto Estado de Rondônia quanto o Estado do Espirito Santo, que acolheu nossa mãe muito bem, os médicos e toda equipe. Todos os dias recebíamos o boletim, e cada dia uma notícia boa, de evolução. Isso foi nos fortalecendo e nos dando esperança de que ela voltaria para casa”, disse, Alex.

Todos esses pacientes foram transferidos com quadro clínico grave para o Hospital Jayme Santos Neves em Vitória (ES). Ficaram internados na Unidade de terapia Intensiva (UTI), e  após melhora clínica saíram da UTI, ficando alguns dias na enfermaria até completa recuperação e condições de alta.

Foto: Annelise Campos

Com a alta e sem impedimento ou recomendação médica, alguns pacientes têm retornado em voo comercial custeados pelo Governo de Estado, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau). Considerando a situação atípica em que esses oito pacientes tiveram alta no mesmo dia, o Ministério da Saúde disponibilizou aeronave da Força Aérea Brasileira (FAB) para traslado desses pacientes.

Os pacientes do Espírito Santo no domingo (21) às 11h e chegaram a Porto Velho às 17h, onde acompanhados pela equipe da Sesau, foram recebidos por familiares.

Até agora, um total de 146 pacientes com Covid-19 foram transferidos para os estados de Vitória (ES), Cuiabá (MT), Campo Grande (MS), Goiânia (GO), Curitiba (PR), Rio de Janeiro (RJ), Canoas (RS) e Manaus (AM).

Fonte: SESAU

Publicidade
Publicidade

Publicidade
Publicidade

O Jornal Digital Portal de Rondônia é um portal de notícias independente compromissado em transmitir os fatos, leva as principais notícias de Rondônia, do Brasil e do Mundo.

Publicidade

Facebook

Publicidade

Grupo de notícias

Publicidade

error: Ė vedada a reprodução de conteúdo sem a citação da fonte ou autorização do proprietário