Conecte-se conosco

Geral

No dia dedicado aos povos indígenas, a Jirau Energia destaca ações de programa desenvolvido desde 2009

Portal de Rondônia

Publicado

em

Povo Jupau da Terra Indígena Uru Eu Wau Wau durante ritual tradicional chamado yrerua (homens dançam em círculo tocando a taboca, em determinado momento as mulheres entram na dança e fazem par com os homens

Na data dedicada aos Povos Indígenas, 19 de abril,  a Jirau Energia destaca o Programa de Apoio às Comunidades Indígenas que contempla a proteção das Terras Indígenas (TI) e estudos de índios isolados na Amazônia, contribuindo com o fortalecimento da atuação da Fundação Nacional do Índio (FUNAI) numa parceria que desenvolve um conjunto de ações importantes em prol das questões indígenas no Brasil. .

Embora a Usina Hidrelétrica Jirau não tenha impacto em comunidades indígenas, o Programa traz uma contribuição importante para quatros TIs, são elas: Igarapé Lage, Igarapé Ribeirão, Kaxarari e Uru Eu Wau Wau, todas distantes da área de influência de Jirau, a mais próxima fica a mais de 100 km do eixo da barragem.

Essas TIs somam aproximadamente 2.168.000 hectares (dois milhões e cento e sessenta e oito mil hectares) de floresta e abrigam aproximadamente três mil indígenas de cinco povos contatados, além de supostos povos isolados, que seguem sendo foco de estudos do Programa.

De acordo com o Gerente de Meio Ambiente e Socioeconomia da Jirau Energia, Veríssimo Neto, apoio com infraestrutura e recursos humanos para as coordenações regionais da FUNAI é um dos pontos relevantes deste Programa. “Os investimentos vão desde construção de Postos de Vigilância, doação de veículos e barcos, colocação de marcos, placas de sinalização e georreferenciamento de limites até capacitação e equipamentos para expedições de estudos sobre os índios isolados”, destaca Veríssimo.

Povo Jupau da terra indígena Uru Eu Wau Wau durante a inauguração da escolas entregue para Jirau Energia

No tema educação, foram construídas 20 escolas com alojamento para professores, poços de água, cozinhas equipadas e laboratório de informática. Na área da saúde, foram construídas sete Unidades Básicas de Saúde Indígena, 13 Módulos Sanitários Domiciliares, dosadores de cloro para tratamento de água, a doação de duas Unidades Móveis Odontológicas e de veículos para o transporte de pacientes. Além disso, foi doado um prédio que atende como Casa de Apoio Indígena para a capacitação de Agentes Indígenas de Saúde e de Saneamento, atuando inclusive na coleta e destinação de resíduos sólidos das aldeias.

O Programa de Apoio às Comunidades Indígenas da Jirau Energia vai além da contribuição com a proteção territorial, saúde e educação, envolve também ações de apoio para o registro e divulgação da cultura, gestão territorial e ambiental, fortalecimento de associações e da economia indígena. O atendimento do Programa envolve, em todas as suas etapas, consulta direta aos povos indígenas e à FUNAI, que é a agência reguladora oficial da questão indígena no Brasil.

Fonte: Jirau Energia

O Jornal Digital Portal de Rondônia é um portal de notícias independente compromissado em transmitir os fatos, leva as principais notícias de Rondônia, do Brasil e do Mundo.

error: Ė vedada a reprodução de conteúdo sem a citação da fonte ou autorização do proprietário