Conecte-se conosco

Geral

Mulheres são beneficiadas com exames preventivos na Carreta do Amor estacionada no Cetas em Porto Velho

Publicado

em

Foto: Divulgação

A programação do Outubro Rosa continua em Porto Velho. Nesta quinta-feira (14), das 8 horas às 17 horas, o Governo de Rondônia, por meio da Secretaria Estadual de Saúde (Sesau), realiza exames preventivos contra o câncer de mama e colo uterino, no Centro de Educação Técnico Profissional na Área da Saúde (Cetas). A ação acontece por meio da Carreta do Hospital de Amor da Amazônia.

Débora Cavaleiro, uma das coordenadoras da ação, explica que outros atendimentos acontecem nesta quinta-feira, junto à equipe de alunos de enfermagem de uma faculdade privada, com serviços de: aferição de pressão arterial, teste de glicemia, sorologia, orientações e palestras sobre o autocuidado e autoestima feminina.

A equipe da Liga Estudantil de Medicina da Universidade Federal de Rondônia (Unir) contribui com uma palestra sobre os riscos do uso do absorvente interno. Kits preventivos são distribuídos a todos os participantes.

Débora reforça que “quanto antes a mulher fizer a prevenção e tiver o diagnóstico precoce, o tratamento será bem menos invasivo”.

A diretora-geral do Cetas, Luciene Carvalho, explica a necessidade de as mulheres estarem atentas aos exames preventivos. “Nós mulheres temos muitas atividades do nosso cotidiano. Nunca devemos deixar de se cuidar. O Outubro Rosa é um momento de reflexão para você se olhar, se tocar e buscar a prevenção”.

Adriana Cabral é enfermeira e coordenadora da ação. Ela explica que “a intenção é fazer com que as mulheres atendidas aqui, sejam informadas que há o Hospital de Amor para realizar exames preventivos e mamografia, durante todo o ano e não só no mês de outubro”.

Verônica Gomes foi uma das primeiras mulheres atendidas pela ação. “Nesse período de pandemia ficou um pouco mais difícil realizar esses exames. Pela segurança e credibilidade, busco todos os anos ser consultada pelo Hospital de Amor. Quando chega à época, já procuro realizar os exames”.

Adelma Medeiros também foi submetida aos exames. Comenta que “a importância do preventivo consiste em cuidar de si. Soube por um amigo que essa ação estaria acontecendo e já pude entender melhor a busca que devemos fazer para estar em dia com os exames preventivos”, destaca.

O secretário da Saúde, Fernando Máximo, esteve presente na ação e reforçou o convite para as mulheres participarem dos exames. “É extremamente importante que essa ação seja realizada para chamarmos as mulheres a refletirem e fazerem do exame de mama uma rotina, pois só assim conseguiremos detectar precocemente a doença e ter sucesso no tratamento“.

A ação no Cetas acontece somente nesta quinta-feira até às 17 horas, na Avenida Imigrantes, 4125. Porém, o roteiro da Carreta do Hospital de Amor da Amazônia é itinerante e acontece durante todo o mês de outubro, realizando os mesmos exames preventivos.

DATAS E LOCAIS DAS PRÓXIMAS AÇÕES

Segunda-feira (18): Unidade de Assistência Médica Intensiva (AMI) – Rua Geraldo Siqueira, 4436. Caladinho.

Quarta-feira (20) e Quinta-feira (21): Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater) – Avenida Imigrantes, 1313. São Sebastião.

Fonte: Secom

Publicidade
Publicidade

Publicidade

O Jornal Digital Portal de Rondônia é um portal de notícias independente compromissado em transmitir os fatos, leva as principais notícias de Rondônia, do Brasil e do Mundo.

Publicidade

Facebook

Publicidade

Grupo de notícias

Publicidade