Conecte-se conosco

Geral

Prefeitura capacita profissionais da Atenção Básica para atendimento de casos de HIV/Aids em Porto Velho

Publicado

em

Foto: Divulgação

Como parte da programação relacionada à campanha Dezembro Vermelho, a Prefeitura de Porto Velho realizará, na quarta-feira (8), no auditório do Conselho Regional de Medicina (Cremero), uma capacitação para profissionais da Atenção Primária com o tema: “A vida é mais forte que a Aids”. Especialistas participarão orientando equipes que atuam na Atenção Básica da saúde no município.

“Com esta capacitação estamos fortalecendo as ações de prevenção no serviço de Atenção Básica, oferecendo maior cobertura e acessibilidade dos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) à prevenção, diagnóstico e tratamento oportuno ao HIV”, explica a titular da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), Eliana Pasini.

Na capacitação, será mostrada como a Prefeitura está fortalecendo a oferta de ações de prevenção combinada, como uso de preservativo e testagem regular para o HIV, manejo da infecção pelo HIV na Atenção Básica, além da realização de testes rápidos, conforme as políticas do Departamento das IST (Infecções Sexualmente Transmissíveis), do HIV/Aids e das Hepatites Virais.

Serão abordados temas como autoteste de HIV/diagnóstico por teste rápido na atenção básica, Profilaxia Pré-exposição (PREP) e Profilaxia Pós-exposição (PEP), abordagem ao paciente convivendo com HIV e profilaxia de transmissão vertical.

Os palestrantes serão: Sérgio Basano, pós-graduado em Medicina pela PUC/São Paulo e médico do Serviço de Atendimento Especializado (SAE) de Porto Velho; Marcos Alexandre, graduado em medicina e enfermagem e servidor no Serviço de Assistência Especializada (SAE) de Porto Velho; Maiara Soares, médica, gerente técnica do SAE; Marcuce Antônio Miranda dos Santos, enfermeiro, especialista em saúde da família, doutor em saúde e ambiente pela Unir.

Fonte: Prefeitura de Porto Velho

Publicidade
Publicidade

Publicidade
Publicidade

O Jornal Digital Portal de Rondônia é um portal de notícias independente compromissado em transmitir os fatos, leva as principais notícias de Rondônia, do Brasil e do Mundo.

Publicidade

Facebook

Publicidade

Grupo de notícias

Publicidade

error: Ė vedada a reprodução de conteúdo sem a citação da fonte ou autorização do proprietário