Conecte-se conosco

Geral

Líder do PCC, Marcola está em região dominada pelo Comando Vermelho em Porto Velho

Publicado

em

Foto: Divulgação

Durante meses, o Departamento Penitenciário Nacional (Depen) traçou estratégias para transferir o líder do Primeiro Comando da Capital (PCC), Marcos Herbas Camacho, o Marcola, da capital federal. Com base em estudo técnico e análise de risco, o órgão concluiu que o melhor local para manter o criminoso seria a capital Porto Velho, em Rondônia.

Um dos motivos é que o PCC não está consolidado na região, que sofre forte influência da facção carioca Comando Vermelho (CV). Outro grupo que domina a região é a Família do Norte (FDN). Criada em 2007, é uma das maiores facções do Amazonas sob a liderança dos narcotraficantes Zé Roberto da Compensa, João Pinto Carioca e Gelson Carnaúba.

Apesar de a mudança de Marcola ser defendida por autoridades do DF, como o governador Ibaneis Rocha (MDB), e pelo próprio ministro da Justiça e Segurança Pública, Anderson Torres, a troca também cumpre o plano estratégico do Sistema Penitenciário Federal.

A norma visa “combater o crime organizado, isolando suas lideranças e presos de alta periculosidade”. Além de aplicar medidas como a implementação de tecnologia para reforçar a segurança, uma das metas é identificar e antecipar estratégias e a necessidade de adequação.

Plano de resgate

Fontes ouvidas pela coluna afirmam que os planos de resgate, o assédio na tentativa de cooptar servidores pelas organizações criminosas, entre outras ações, foram algumas das ameaças reais e amplificadas que o Sistema Penitenciário Federal precisou lidar durante a estadia de Marcola em Brasília.

Os casos resultaram, em contrapartida, em um maior enrijecimento do cumprimento da pena do detento e uma maior eficácia no isolamento das lideranças. Investigações apontam para uma possível divergência de comando do PCC, com provável ruptura do primeiro e segundo escalão, e uma guerra interna da facção por poder e influência. A disputa interna faz com que diminua o risco de resgate.

Uma vez que assumindo uma nova estrutura, integrantes da facção, que estão soltos, não teriam interesse na liberdade das lideranças. Afinal, os lucros seriam divididos com mais pessoas, além do controle ainda maior das lideranças resgatadas.

Veja fotos da transferência de Marcola do DF para Porto Velho:

Fonte: Metrópoles

Publicidade
Publicidade

Publicidade
Publicidade

O Jornal Digital Portal de Rondônia é um portal de notícias independente compromissado em transmitir os fatos, leva as principais notícias de Rondônia, do Brasil e do Mundo.

Publicidade

Facebook

Publicidade

Grupo de notícias

Publicidade