Conecte-se conosco

Geral

Hospital Infantil Cosme e Damião sofre interdição ética em Porto Velho 

Publicado

em

Foto: Divulgação

O Hospital Infantil Cosme Damião (HICD) em Porto Velho foi alvo de uma interdição ética. Os motivos, segundo divulgado pelo Conselho Regional de Medicina do Estado de Rondônia (Cremero), nesta quinta-feira (21), foram as denúncias sobre precariedade nas condições estruturais e sanitárias.

Ainda segundo o Cremero as autoridades em saúde já haviam sido alertadas sobre o risco de acidentes no local. “Preocupação confirmada quando no último fim de semana uma parte do teto desabou em cima de um leito de uma criança”, informou o conselho.

Com o processo de interdição ética, os profissionais de saúde estão impedidos de receber novos pacientes na unidade. Podem apenas seguir atendendo aqueles que já haviam dado entrada no hospital até a última quarta-feira (20).

“Os problemas identificados e registrados nos relatórios de fiscalização do Conselho vem se agravando desde o ano de 2019, o que deixou neste momento insustentável o trabalho dos profissionais médicos no local colocando inclusive em risco a vida dos pacientes que lá buscavam atendimento”, consta na nota divulgada pelo Cremero.

Ainda por meio de nota, o Cremero disse que está aberto para orientar a direção técnica e clínica para remoção gradativa das crianças internadas até outro local de atendimento.

Sesau

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) confirmou que por causa da interdição ética, o Hospital Infantil Cosme e Damião seguirá atendendo apenas pacientes de média e alta complexidade, devidamente regulados nas Unidade Básicas de Saúde (UBS), como também pacientes que já se encontram internados no hospital. Já as crianças da atenção primária deverão procurar atendimento nas UBS de cada município.

Sobre as reformas, a direção da unidade informou que as obras devem começar a partir do mês de maio.

O Cosme e Damião atende os 52 municípios de Rondônia, o sul do Amazonas e ainda parte da Bolívia e é responsável por procedimentos de médio e grande porte da pediatria.

Fonte: G1/RO

Publicidade
Publicidade

Publicidade
Publicidade

O Jornal Digital Portal de Rondônia é um portal de notícias independente compromissado em transmitir os fatos, leva as principais notícias de Rondônia, do Brasil e do Mundo.

Publicidade

Facebook

Publicidade

Grupo de notícias

Publicidade