Conecte-se conosco

Geral

Corpo de Bombeiros passa a ter primeira mulher coronel

Publicado

em

Foto: Frank Néry

Um dia especial e histórico marcou a sexta-feira (22), durante solenidade que aconteceu no 1º Grupamento do Corpo de Bombeiros Militar de Rondônia, em Porto Velho. Houve a formação de 56 militares pela conclusão do Curso de Formação de Sargentos (CFS), que teve duração de oito meses, além da promoção de seis oficiais no interstício normal e mais 20 oficiais pela redução de interstício.

O comandante-geral do CBMRO pontuou que a data foi adotada na legislação para a promoção dos bombeiros militares e é uma satisfação entregar novos profissionais promovidos e formados pelo Curso de Formação de Sargentos (CFS). “São profissionais com mais determinação, garra e empenho, pois com certeza estarão se dedicando mais a profissão, revertendo isso no atendimento à população, sendo nosso principal objetivo”.

Representando o governador Marcos Rocha, o titular da Secretaria de Estado da Segurança, Defesa e Cidadania – Sesdec, José Hélio Cysneiros Pachá, declarou que o significado da formação e promoção dos oficiais é a valorização profissional, que é um direito dos militares.

“Recentemente o Governo de Rondônia concedeu um benefício de redução de interstício, sendo uma forma de valorizar e agradecer aos excelentes serviços prestados pelos Bombeiros Militares, que durante a pandemia, executaram inúmeras fiscalizações e deram apoio à saúde nos transportes aeromédicos para vários Estados”, enalteceu Hélio Pachá.

PRIMEIRA MULHER CORONEL DO CBMRO

Daniele Cristina Lima Ferreira se tornou a primeira mulher coronel do Corpo de Bombeiros Militar de Rondônia (CBMRO), assumindo o posto na quinta-feira (21). A oficial entrou à Corporação no ano de 2002 como praça, após prestar o primeiro concurso do Corpo de Bombeiros, após se desmembrar da Polícia Militar.

A coronel serviu em várias coordenadorias, como as de logística, finanças, ensino, instrução, comunicação e também foi subcomandante no quartel operacional do CBMRO, no município de Guajará-Mirim. Assumiu a diretoria do Colégio Tiradentes da Polícia Militar, Unidade VII do município, por quase um ano, durante a pandemia da covid-19. Atualmente é chefe de Estado Maior Geral do CBMRO.

“Me sinto muito honrada e com muitas responsabilidades, principalmente pelo desejo de desempenhar com zelo este papel, correspondendo e representando a qualidade do efetivo feminino de praças e oficiais que o Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Rondônia tem em atividades administrativas e operacionais”, disse Cristina Lima.

Para a nova coronel do Corpo de Bombeiros Militar de Rondônia (CBMRO), é um orgulho ser a representante, como mais antiga do efetivo feminino do Corpo de Bombeiros, entre as 101 em todo o Estado de Rondônia. Ressalta a alta qualidade das bombeiras militares que estão nessa empreitada de ‘vidas alheias e riquezas salvar’.

“A profissão de bombeiro é muito dinâmica e diversificada, intensa em atividades operacionais e também administrativas, mas sobretudo preparando para a vida em todos os aspectos, é algo magnífico”, declarou a coronel do CBMRO.

Para quem deseja ingressar no Corpo de Bombeiros Militar, a coronel Cristina Lima ressalta que é uma profissão útil para toda a sociedade e aqueles que tem desejo em seguir a carreira, devem ter determinação, se qualificar e se preparar em todos os sentidos, pois a carreira é gratificante e “todo sacrifício vale a pena”.

CURSO DE FORMAÇÃO DE SARGENTOS

O Curso de Formação de Sargentos (CFS) teve duração de oito meses, com 17 disciplinas aplicadas

O comandante-geral do Corpo de Bombeiros Militar de Rondônia, coronel Nivaldo Azevedo Ferreira, parabenizou aos formandos do CFS e salientou que os novos sargentos passam a ter mais responsabilidade, auxiliando e completando as atividades dos oficiais.

“É um orgulho para todos nós, que acompanhamos a dedicação e tamanho esforço dos participantes de um longo e árduo período longe da família, onde puderam colocar em prática tudo que aprenderam nas formações que os forjaram Bombeiros Militares, em que mais um degrau foi conquistado”, disse Nivaldo Ferreira.

O formando do Curso de Formação de Sargentos (CFS), Marcos dos Santos Braga, foi orador da 17ª turma que participou dos oito meses de capacitação. “Esse momento é de família, de abraços quentes e calorosos, pois é dia de comemorar com aqueles que os rodeiam diariamente, pois somos regidos pela mais nobre missão, de verdadeiramente ir e salvar, resgatar, mergulhar e voar”.

“Olhar para trás e comemorar as sofridas conquistas é algo fantástico, pois em tempos de pandemia, onde os abraços ficaram frios e os apertos de mãos ficaram distantes, a nossa turma teve que se distanciar presencial e aderir no curso à distância, mas mesmo assim estivemos juntos e chegamos até aqui, para a formação deste curso e darmos nosso melhor em nossas missões”, declarou o sargento Marcos dos Santos Braga.

Ao final deste curso, os novos sargentos do Corpo de Bombeiros Militar de Rondônia, vão passar a servir à comunidade rondoniense nas 15 unidades da Corporação pelo Estado.

Fonte: Secom – Governo de Rondônia

Publicidade
Publicidade

Publicidade
Publicidade

O Jornal Digital Portal de Rondônia é um portal de notícias independente compromissado em transmitir os fatos, leva as principais notícias de Rondônia, do Brasil e do Mundo.

Publicidade

Facebook

Publicidade

Grupo de notícias

Publicidade

error: Ė vedada a reprodução de conteúdo sem a citação da fonte ou autorização do proprietário