Conecte-se conosco

Geral

Detran Rondônia passa a emitir a nova CNH com padrão internacional traduzida em três idiomas

Publicado

em

Foto: Divulgação

O Departamento Estadual de Trânsito – Detran  RO passa a emitir a partir desta quarta-feira (1º) a nova Carteira Nacional de Habilitação – CNH. O documento será disponibilizado nas versões impressa e digital e segue padrões internacionais com mais segurança e com campos extras. Com um novo formato visual a nova CNH vem com tradução em português, inglês e espanhol.

O diretor-geral do Detran Rondônia, Paulo Higo Ferreira de Almeida ressalta que o novo formato do documento oferece maior segurança ao usuário. A troca imediata pela nova versão da CNH não é obrigatória, o processo de atualização da carteira será feito de forma gradual.

Paulo Higo explica que a nova Carteira de Motorista vai facilitar a vida dos brasileiros em outros países. O documento atende todos os requisitos internacionais e tem código Zona Legível por Máquina, o mesmo código usado nos passaportes. A atualização do modelo irá diminuir a burocracia e trazer mais praticidade aos brasileiros dentro e fora do país.

A novo documento foi aprovado em dezembro pelo Conselho Nacional de Trânsito – Contran e as alterações estão previstas na http://Resolução Nº 886 do Conselho Nacional de Trânsito – Contran de 13 de dezembro de 2021.  A versão atualizada do documento poderá ser emitida de forma eletrônica ou impressa, para os condutores que forem renovar o documento, emitir a segunda via, alterar dados ou tirar a CNH pela primeira vez. “Os documentos do modelo antigo continuarão sendo aceitos normalmente até a data de validade expirar”, afirmou Paulo Higo.

O diretor Técnico de Habilitação e Medicina de Trânsito – Dthmed, Hassan Mohamad Hijazi disse que o novo modelo, aproxima a carteira de motorista brasileira com o padrão internacional, com identificação impressa em português, inglês e espanhol. A nova CNH conta ainda com a adoção de padrões de segurança contra falsificações, como o uso de tinta que brilha no escuro, holograma e impressão reativa à luz ultravioleta. “O documento traz ainda uma tabela com as categorias e subcategorias de habilitação, o que permite que o condutor seja facilmente identificado quando estiver dirigindo fora do Brasil”, afirma Hassan Hijazi.

CARACTERÍSTICAS

A Carteira Nacional de Habilitação passa a ter as cores verde e amarela, cores predominantes do Brasil.

Três idiomas, português, inglês e espanhol.

O documento terá um campo para indicar se o motorista tem atividade remunerada. E outro espaço para anotação de possíveis restrições médicas.

Campo com tabela para identificação dos tipos de veículos que o motorista está apto a dirigir.

A nova CNH ficou mais segura e sofisticada com dispositivos para evitar fraudes, possui tinta especial fluorescente que brilha no escuro, itens visíveis apenas com luz ultravioleta e holograma na parte inferior do documento, para dificultar falsificações.

A nova CNH mantém a tecnologia do QR Code Vio, que garante a autenticidade e a segurança dos documentos emitidos pelos órgãos públicos.

O documento permitirá que os condutores se tiverem interesse incluam o nome social e a filiação afetiva.

A CNH-e, disponível no aplicativo da Carteira Digital de Trânsito (CDT) também recebeu as alterações do novo formato.

A nova versão da CNH poderá ser emitida de forma eletrônica ou impressa, para os condutores que forem renovar o documento, emitir a segunda via, alterar dados ou tirar a CNH pela primeira vez. Os documentos do modelo antigo continuarão sendo válidos até a sua data de validade expirar.

Fonte: Secom

Publicidade
Publicidade

Publicidade

O Jornal Digital Portal de Rondônia é um portal de notícias independente compromissado em transmitir os fatos, leva as principais notícias de Rondônia, do Brasil e do Mundo.

Publicidade

Facebook

Publicidade

Grupo de notícias

Publicidade