Conecte-se conosco

Empreendedorismo

Empreendedorismo: Recrutar, Capacitar e Reciclar

Publicado

em

Foto: Divulgação

Segundo o empresário e especialista em treinamentos corporativos HEBER SANTOS SILVA, esse é o grande segredo para o sucesso das empresas, principalmente das pequenas e médias do comércio.

Heber Santos Silva é casado, não possui filhos, tem 33 anos e trabalha com atendimento ao público desde os seus 17 anos, ou seja, a praticamente 15 anos. Formado em Administração de Empresas e especializado em Gestão empresarial, tecnologia e inovação a mais de 10 anos. Desde 2017 o empresário atua especificamente no comercio varejista em lojas de Shoppings Centers, tendo a sua própria loja e também ministrando treinamentos para equipes de outras lojas.

​“O comércio sempre foi um dos segmentos mais difíceis de se sobre sair no cenário nacional, principalmente pela ampla concorrência em todos os segmentos e também por toda a burocracia e falta de incentivos fiscais que os empresários enfrentam”.

​O empresário, que opera diretamente em lojas do varejo, destaca ainda que estamos vivendo uma nova era no comércio: “No Brasil, até o início do ano de 2020, que foi quando começou de fato a pandemia em nosso país, o comércio tinha um ciclo muito bem definido em nosso calendário. As campanhas de vendas já tinham as datas certas para acontecer e o consumidor já estava acostumado e se programava para aquela determinada data. Mas muita coisa mudou de Fevereiro de 2020 para cá. A pandemia “forçou” os empresários a se adaptarem ao novo comportamento do consumidor. A digitalização foi praticamente uma obrigação e isso gerou uma mudança de comportamento, tanto do consumidor como das empresas”.

​Questionado sobre o que, na prática, mudou, Heberrespondeu o seguinte: “Antes da pandemia, o consumidor tinha como um “passa tempo” a ida aos estabelecimentos comerciais. Ele deixava para ver tudo o que precisava na hora da escolha, já dentro da loja, o que nos dias de hoje está diferente. O consumidor hoje, já chega na loja sabendo exatamente o que quer, porque antes de ir ao estabelecimento ele já entrou no site ou em alguma rede social da empresa, viu as opções e já comparou com outras empresas do mesmo segmento. Esse comportamento atual deixa a venda cada vez mais difícil”.

​E qual a “dica de ouro” para os empresários atuais conseguirem atravessar esse momento? – “O que vai fazer a empresa “sobreviver” nos dias atuais é justamente o título dessa matéria: RECRUTAR, CAPACITAR E RECICLAR! O empresário que entender que a chave do sucesso para o seu negócio é a SUA EQUIPE, e realizar um recrutamento correto e direcionado de acordo com o perfil do seu segmento, treinar esse colaborar de maneira específica para atender o seu público e continuar treinando e capacitando (é o que chamamos de reciclagem) periodicamente a sua equipe, com certeza aumentará muito as chances de sobrevivência do seu negócio. Contratar da maneira correta de acordo com o perfil do seu negócio; Treinar e continuar treinando, esse hábito/habilidade sem dúvidas está fazendo toda a diferença nos dias atuais”.

​E você leitor, empresário/comerciante ou não, concorda que um dos segredos do sucesso das empresas neste momento que estamos vivendo é uma equipe bem montada e bem treinada?

O Jornal Digital Portal de Rondônia é um portal de notícias independente compromissado em transmitir os fatos, leva as principais notícias de Rondônia, do Brasil e do Mundo.

Facebook

Publicidade

Grupo de notícias