Conecte-se conosco

Geral

Governador Marcos Rocha participa da ExpoMAR, em Santa Catarina, e alinha inovações para produção sustentável de peixes em Rondônia

Publicado

em

O governador de Rondônia, Marcos Rocha, está presente na ExpoMAR, realizada nesta quinta-feira (29), Dia do Pescador, e sexta-feira (30), no Centro de Eventos de Itajaí, Santa Catarina, para dar visibilidade à produção sustentável de pescado rondoniense e agregar conhecimento para o setor. O Estado é líder na produção do Tambaqui e de peixes de cultivo, e o terceiro maior produtor de peixes no ranking nacional geral, conforme apresentado no Anuário da Piscicultura 2022 da Associação Brasileira da Piscicultura – PEIXE BR.

A feira de tecnologias e negócios discute a cadeia de pescados do Brasil, analisando tendências, logísticas e o fortalecimento de mercados consumidores. Para o governador Marcos Rocha, participar da ExpoMAR é avançar nas ações que possam colocar a produção de peixes de Rondônia no radar nacional e internacional. ‘‘Participar da ExpoMAR é uma oportunidade de mostrar a qualidade do que os nossos produtores têm empregado no cultivo dos peixes em Rondônia e apresentar ao Brasil e ao mundo, que atendemos aos mercados mais exigentes, pois trabalhamos com sustentabilidade. Além disso, estamos participando de discussões importantes para fortalecer o setor’’, afirmou o governador.

Marcos Rocha, que participa do evento acompanhado do titular da Secretaria Estadual de Agricultura – Seagri, Luís Paulo da Silva, e da secretária de Estado de Comunicação – Secom, Rosângela Aparecida da Silva, lembrou, ainda, do bom cenário da piscicultura rondoniense, pois esse ano, a costelinha do Tambaqui de Rondônia foi premiada em Boston, nos Estados Unidos, como melhor produto de Foodservice, na Seafood Expo NorthAmerica, maior feira de pescados da América do Norte, superando mais de 70 outros produtos de diversas partes do mundo que estavam na competição; e pontuou que, por meio do Festival Nacional do Tambaqui da Amazônia, o Governo leva esse pescado de Rondônia ao conhecimento de outros estados e países.

ORGANIZAÇÃO DA CADEIA PRODUTIVA

O evento, idealizado pela International Fish Congress & Fish Expo Brasil (IFC Brasil), contempla em sua programação, o Fórum Internacional de Pesca, Seminário de Maricultura e Produção de Algas, a Mostra Técnico-Científica e a Feira de Negócios, com o objetivo de projetar o setor para os próximos 30 anos. Na abertura da ExpoMAR, o ministro da Pesca e Aquicultura, André de Paula, pontuou o benefício das discussões propostas no evento.

‘‘A pesca e a aquicultura é um segmento estratégico e o que tem mais potencial de crescer no Brasil. E fazer com que se torne mais forte no nosso país, é um desafio que nos une’’, disse o ministro. Para o presidente da ExpoMAR, Altemir Gregolin, o evento que está em sua primeira edição, tem como objetivo gerar propostas de políticas públicas que fortaleçam o desenvolvimento sustentável do setor, diante da relevância que possui como fonte de produção de alimento saudável para o mundo, e também quanto à geração de empregos.

O governador Marcos Rocha acompanhou os debates da abertura do evento e segue participando da programação da feira de pescados, em Santa Catarina, atento, especialmente, às discussões e palestras que tratam da sustentabilidade, qualidade, pesquisa, inovações tecnológicas e competitividade. ‘‘Precisamos seguir investindo na produção de peixes, nossa região é rica em água doce e nosso Estado destaca-se na produção de peixes em tanques, com uma produção de proteína de qualidade, sustentável e saborosa’’, concluiu.

Fonte: Assessoria

Publicidade
Publicidade

Publicidade
Publicidade

O Jornal Digital Portal de Rondônia é um portal de notícias independente compromissado em transmitir os fatos, leva as principais notícias de Rondônia, do Brasil e do Mundo.

Publicidade

Facebook

Publicidade

Grupo de notícias

Publicidade