Conecte-se conosco
Publicidade

Geral

Elas Exportam: ApexBrasil promove sessão coletiva sobre mulheres no mercado internacional

Publicado

em

Na última terça-feira (26), a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil), em parceria com o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC), promoveu mais uma sessão coletiva dentro do projeto Elas Exportam, Desta vez, houve uma roda de conversa sobre a atuação de mulheres no comércio exterior, que contou com a presença da Dorothea Werneck, ex-Ministra do Trabalho (1989-1990) e da Indústria e Comércio (1995-1996) e primeira presidente da ApexBrasil, assim como da ex-ginasta Beatriz Dockhorn, idealizadora da primeira microempresa exportadora de vestuário do país, a Bia Brazil. As duas, conhecidas de longa data, aproveitaram o espaço para compartilhar com mentoras e mentoradas suas experiências no mercado internacional. 

A conversa interativa entre as palestrantes e as participantes contou com dicas práticas do que fazer no começo do processo de exportação, baseadas nas histórias da Bia Brazil e na experiência da economista Dorothea Werneck. Alguns dos pontos frisados nesse sentido foram: o respeito com o cliente, a necessidade de conhecimento do país para onde se pretende exportar e a importância da inovação do produto ou serviço. 

Além disso, foram abordadas algumas questões subjetivas que acompanham mulheres no processo de inserção no comércio internacional, como medo, reputação e credibilidade. Segundo Dorothea Werneck, é essencial que pessoas empreendedoras não se deixem paralisar pelo medo. “Errar é a oportunidade que a pessoa tem para aprender”, pontuou a palestrante. “Ter medo é normal, não enfrentar é que não é”, completou Bia Dockhorn. 

A sessão, que aconteceu via Teams, resultou em muitas histórias e experiências compartilhadas, e terminou com recados inspiradores das convidadas. “Tenho certeza de que todas vocês já têm uma cabeça exportadora”, disse Bia para as participantes. “Exportar é maravilhoso e vocês já foram escolhidas”, acrescentou a empresária. 

Elas Exportam 

O projeto Elas Exportam foi desenvolvido pela ApexBrasil em parceria com o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC). Esta ação terá duração de seis meses, e será repetida em ciclos. Estão sendo oferecidas mentorias individuais e coletivas, oficinas, seminários e treinamento de pitch (oratória) para auxiliar no desenvolvimento de competências e habilidades necessárias para a atividade exportadora. O objetivo é aumentar a presença de empresas brasileiras lideradas por mulheres no comércio internacional. 

Mulheres e Negócios Internacionais 

A ação é parte do Programa Mulheres e Negócios Internacionais, desenvolvido pela ApexBrasil. O Programa foi criado com o objetivo de apoiar e promover a equidade de gênero no mercado internacional e conta com diversas atividades, como ações de 

inteligência de mercado, capacitação, promoção comercial e atração de investimentos estrangeiros para empresas lideradas por mulheres.

Fonte: Assessoria APEX

Publicidade

O Jornal Digital Portal de Rondônia é um portal de notícias independente compromissado em transmitir os fatos, leva as principais notícias de Rondônia, do Brasil e do Mundo.

Facebook

Grupo de notícias

Publicidade