Nos últimos meses, o Saúde com Ciência fez uma análise das fake news mais recorrentes nas redes sociais. Vale lembrar que o Saúde com Ciência, é um projeto do Governo Federal, vinculado ao Ministério da Saúde que pretende combater e mitigar os efeitos nocivos de conteúdos inverídicos que afetam a saúde pública.
Vacinas contra Covid-19 podem provocar alterações genéticas ou câncer?
Cuidado com a desinformação! Câncer é uma doença crônica que surge a partir de alterações no DNA das células do corpo que passam a receber “instruções” erradas para desenvolver as suas atividades. Algumas células podem se tornar cancerosas, crescendo incontrolavelmente, formando outras células anormais, e gerando tumores. Nesse contexto, é importante saber que vacinas NÃO são fatores que provocam mutações em células, portanto jamais poderiam ser a causa do desenvolvimento de tumores cancerígenos.
Imunizantes contra Covid-19 estão relacionados à transmissão de HIV?
Quando surgiu a desinformação, reproduzida por autoridades, associou-se de forma errada a imunização ao desenvolvimento da Síndrome da Imunodeficiência Adquirida (Aids). A Aids é uma doença causada pela infecção pelo vírus da imunodeficiência humana (HIV).
O vírus ataca o sistema imunológico. Na época, em entrevista para alguns veículos de comunicação, a pesquisadora Sylvia Lopes Maia Teixeira, do Laboratório de Aids e Imunologia Molecular do Instituto Oswaldo Cruz (IOC/Fiocruz), explicou que não há associação entre o vírus e as vacinas. Essa notícia é FALSA!
Vacina contra Covid-19 altera o DNA humano?
Essa notícia foi publicada em alguns grupos do Telegram e no Twitter (hoje “X”), em 2021. Na época, um trecho de uma entrevista da médica estadunidense Christiane Northrup falava que vacinas de RNA, como a da Pfizer, contra a Covid-19 alteram o DNA humano. De acordo com a Anvisa e o Ministério da Saúde, a vacina RNA não é capaz de alterar o seu DNA porque ela não entra no núcleo da célula. Ela é apenas um mensageiro que estimula a produção de anticorpos contra a doença.
Bill Gates investiu em implantes de microchips nas vacinas contra Covid -19?
Uma das associações mais populares é entre a Covid-19 e Bill Gates, atual filantropo e fundador da Microsoft. Através da Fundação Bill e Melinda Gates, ele estaria envolvido em um plano que originou a pandemia da Covid-19.
Não existe um “microchip” de vacina e não há evidências que sustentem essa hipótese. Cuidado, essa notícia é falsa!
Esclareceu? Ajude outras pessoas
Para além das iniciativas que o Ministério da Saúde lidera, você também pode atuar como agente de combate à desinformação. Aprenda a checar conteúdos duvidosos, informe seus círculos de convivência sobre os perigos das notícias falsas, notifique as instituições responsáveis por coibir e esclarecer as fakes news que você identifica, denuncie casos de calúnia e difamação às autoridades competentes e, na dúvida, nunca repasse aquela mensagem suspeita. Saiba mais sobre como você pode fazer a diferença!
Fonte: Ministério da saúde