Conecte-se conosco

Geral

Mais de 3 mil profissionais do Mais Médicos encerram módulo de acolhimento

Publicado

em

Após um mês de acolhimento nas cidades de São Paulo, Belo Horizonte e Salvador, os médicos intercambistas e brasileiros formados no exterior participantes do Mais Médicos concluíram o Módulo de Acolhimento e Avaliação (MAAv) e estão aptos para iniciar as atividades em saúde. Ao todo, cerca de 3,4 mil profissionais começarão, a partir da próxima semana, a atuar pelo Sistema Único de Saúde (SUS) em 1.309 cidades de todo o Brasil. Eles vão se juntar aos 21 mil médicos que já atendem pelo programa. O MAAv é uma etapa presencial e obrigatória, antes do início das atividades nos municípios. 

Com a meta de 28 mil médicos até o fim de 2023, o programa já bateu recorde de profissionais em atuação desde a sua criação há dez anos. A prioridade é garantir assistência e acesso à saúde para a população em municípios de maior vulnerabilidade social, regiões de fronteira e vazios assistenciais, na região da Amazônia Legal e periferias das grandes cidades. A retomada do Mais Médicos garantirá o acesso à saúde para mais de 96 milhões de brasileiros. 

Agora, os 1.037 médicos que fizerem a capacitação em Salvador serão designados para municípios das regiões Nordeste, Norte e do Espírito Santo. Já os 1.106 que fizeram o curso em Belo Horizonte serão encaminhados para os estados do Centro-Oeste, Minas Gerais e Rio de Janeiro. Finalmente, os 1.291 que frequentarem o treinamento em São Paulo serão enviados para cidades do Sul e do estado de São Paulo.  Ao todo, são 3.430 médicos brasileiros com diploma do exterior e seis estrangeiros. 

Confira onde ficarão alocados os profissionais de saúde:

UFNº de ProfissionaisUFNº de Profissionais
AC6PB2
AL5PE132
AM164PI38
AP45PR257
BA92RJ480
CE59RN22
ES54RO11
GO47RR45
MA89RS219
MG483SC135
MS46SE12
MT52SP679
PA245TO17
Total: 3.434

Como funciona o MAAv? 

O MAAv é a formação de médicos intercambistas (formados no exterior, de nacionalidade brasileira ou estrangeira) no Mais Médicos. A etapa é realizada através de parceria entre os ministérios da Saúde e da Educação.  

Os profissionais em treinamento cumprem 160 horas de aulas de legislação, atribuições e funcionamento do SUS, ações de escopo da Atenção Primária à Saúde, protocolos clínicos de atendimentos definidos pelo ministério e Código de Ética Médica, além dos protocolos e diretrizes específicos do estado e município em que irão atuar. 

Fonte: Ministério da Saúde

Publicidade
Publicidade

Publicidade

O Jornal Digital Portal de Rondônia é um portal de notícias independente compromissado em transmitir os fatos, leva as principais notícias de Rondônia, do Brasil e do Mundo.

Facebook

Grupo de notícias

Publicidade