Conecte-se conosco

Geral

Ação do Governo de Rondônia ‘Fecha Laudo’ realizou diagnóstico de 20 crianças em algum tipo de transtorno

Publicado

em

Na segunda-feira (11), foram iniciados os atendimentos da ação “Fecha Laudo” em Cacoal, o qual foram selecionados pacientes inscritos no Sistema Nacional de Regulação (SISREG); cerca de 20 crianças da região e dos municípios Espigão d’Oeste, Urupá e Santa Luzia d’Oeste receberam diagnósticos de transtornos de neurodesenvolvimento; as consultas com o neuropediatra foram realizadas no Hospital Regional de Cacoal. 

Ao todo, foram cinco crianças diagnosticadas com Transtorno Déficit de Atenção (TDAH) e Transtorno do Desenvolvimento Intelectual (TDI); quatro com Transtorno do Desenvolvimento Intelectual (TDI); oito com Transtorno do Espectro Autista (TEA); um com Transtorno Opositor Desafiador (TOD) e dois com Atraso do Desenvolvimento Neuropsicomotor (ADNPM). 

A coordenadora da gerência de Cuidados de Pessoas com Deficiência, Luzenir Maria, destacou que,  “a maior importância desta ação é evitar o deslocamento desses pacientes e familiares até a Capital, trazendo o acesso à saúde e garantindo os direitos que eles possuem através do laudo” , afirmou. 

LAUDO MÉDICO

Os benefícios que são disponibilizados através do laudo incluem transporte gratuito; prioridade nos atendimentos; vagas de estacionamento; isenção de imposto; Benefício de Prestação Continuada (BPC) e entre outros. Com o diagnóstico, a criança pode ter acesso a formas de tratamento/terapias para a melhora na qualidade de vida pessoal e social. 

O titular da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), Jefferson Rocha enfatizou a relevância das crianças com o laudo. “A partir do diagnóstico a inclusão na educação, no meio social é possível criar uma população com diversidade e sem preconceitos”, ressaltou. 

Fonte: Secom

Publicidade
Publicidade

Publicidade
Publicidade

O Jornal Digital Portal de Rondônia é um portal de notícias independente compromissado em transmitir os fatos, leva as principais notícias de Rondônia, do Brasil e do Mundo.

Publicidade

Facebook

Publicidade

Grupo de notícias

Publicidade