Conecte-se conosco

Geral

Cursos técnicos do agro geram oportunidades para jovens na Rondônia Rural Show Internacional

Publicado

em

Muitos jovens que concluíram cursos técnicos voltados ao agronegócio estão atuando em empresas que expõem seus produtos e serviços durante a 11ª Rondônia Rural Show Internacional, que teve início na segunda-feira (20) e encerra neste sábado (25), no Centro Tecnológico Vandeci Rack, em Ji-Paraná. Desde o início da feira que o Instituto Estadual de Desenvolvimento da Educação Profissional de Rondônia (Idep) tem desenvolvido, no Espaço Interativo e Dialógico, palestras sobre os avanços da economia verde, que resultaram no surgimento de novos cursos profissionalizantes para ocupações voltadas à sustentabilidade.

O ex-aluno do Centro Técnico Estadual de Educação Rural (Centec) Abaitará, unidade executora do Idep, em Pimenta Bueno, Jefferson Paiva Ribeiro, de 25 anos, que mora no município de Cacoal, é um dos trabalhadores que estão construindo uma carreira de sucesso, devido ao ensino profissionalizante, que é reforçado pelo governo de Rondônia. Jefferson Paiva participa pela terceira vez da maior feira de agronegócio da região Norte. Conseguiu ingressar no agro por causa do diploma do Curso Técnico em Agroecologia.

“A empesa onde tive o primeiro emprego nessa área, comercializa produtos agropecuários e exigiu formação técnica. Depois com o meu currículo e a experiência no emprego como vendedor interno; surgiu melhores propostas”, evidenciando que se formou em 2018, no curso técnico.

Trabalhou na maior empresa de comercialização de produtos agropecuários de Rondônia e está  em uma multinacional, desempenhando a mesma função, sendo representante técnico de vendas para vários municípios rondonienses.

CONQUISTAS

Para o governador Marcos Rocha, o ensino profissionalizante é de suma importância ao desenvolvimento econômico e social, pois, a qualificação profissional beneficia o trabalhador, as empresas que prestam serviços de qualidade e o estado com a chegada de novos investimentos. “Rondônia tem a menor taxa de desemprego. Essa conquista é resultado de um conjunto de fatores, entre os quais, a profissionalização dos jovens que estão se preparando para abraçar novas oportunidades”, salientou.

Sobre a participação de ex-alunos do Idep na Rondônia Rural Show Internacional, já inseridos no mercado de trabalho, a presidente da instituição de ensino, Adir Josefa de Oliveira declarou: “É mais um motivo para continuarmos participando da Rondônia Rural Show. Ao mesmo tempo que o Idep apresenta suas ações, se atualiza diante das tendências de mercado para capacitar os profissionais, conforme os anseios do setor produtivo”, concluiu.

Fonte: Secom

Publicidade

O Jornal Digital Portal de Rondônia é um portal de notícias independente compromissado em transmitir os fatos, leva as principais notícias de Rondônia, do Brasil e do Mundo.

Facebook

Publicidade