Geral
Em Rondônia mais de 2,3 mil infrações por uso de celular na direção foram registradas pelo Detran em 2023
Com o avanço da tecnologia, o celular é uma ferramenta indispensável para muitas pessoas. No entanto, o uso desse equipamento durante a direção de veículo não é uma boa combinação, e o Departamento Estadual de Trânsito (Detran-RO) chama a atenção dos condutores sobre as gravidades da prática. Dados da Coordenadoria do Registro Nacional de Acidentes e Estatísticas de Trânsito (Corenaest), apontam que mais de 2,3 mil infrações por uso do celular, durante a condução de veículos, foram registradas no ano passado, em Rondônia.
As infrações são divididas em três categorias, sendo elas:
- Dirigir veículo manuseando celular – 994 infrações
- Dirigir veículo segurando celular – 773 infrações
- Dirigir veículo utilizando celular – 538 infrações
Os dados da Corenaest mostram que os condutores de automóveis são os que mais cometem a prática ilegal, fator que pode custar a vida de muitas pessoas. Isac Barbosa, especialista em trânsito, explica que o celular funciona como uma venda que cega o condutor durante o tráfego nas vias. “O uso do celular enquanto dirige é extremamente perigoso. Mesmo por 1 ou 2 segundos, já é suficiente para interferir na capacidade de percepção e visão periférica e, também, na capacidade de reação do condutor. Não é apenas uma questão de autuação do condutor, estamos falando de algo que pode tirar vidas.”
AÇÕES EDUCATIVAS
Para tentar reduzir essas práticas ilegais, o Detran-RO tem investido em ações de educação orientando os condutores sobre a importância de deixar o celular de lado na hora de dirigir. As atividades educativas estão em todas as regiões do estado. As equipes de fiscalização também atuam nesse plano de trabalho. Através das operações “Rota Segura” e “Patrulhamento Viário”, os agentes de trânsito fiscalizam condutores que cometem a infração. Outras operações também autuam o condutor que estiver praticando a infração.
Além do risco de causar acidentes que podem resultar em mortes, a prática de usar o celular durante a direção é considerada infração gravíssima, segundo o Art. 252, parágrafo único, do Código de Trânsito Brasileiro (CTB).
O diretor-geral do Detran-RO, Sandro Rocha, destacou que a Autarquia tem trabalhado para reduzir o número de sinistros de trânsito. “As ações educativas e de fiscalização são nossas metodologias para baixar o número de sinistros de trânsito em Rondônia. O objetivo principal não é multar, mas sim preservar a vida dos condutores.”
Fonte: Secom