Ao longo dos últimos anos, a Prefeitura de Porto Velho, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), promoveu diversas melhorias nos serviços de saúde oferecidos nos distritos. A administração implementou ações que priorizam o acesso aos serviços essenciais como modernização das infraestruturas prediais, aumento da frota para deslocamento de pacientes e fortalecimento do atendimento médico.
Com um planejamento que contemplou as regiões do alto, médio e baixo Madeira, a Semusa direcionou esforços para beneficiar as comunidades com iniciativas desenvolvidas para atender as realidades locais, como a implantação da Telemedicina, por exemplo.
TELEMEDICINA
Fruto de uma parceria com o Hospital Israelita Albert Einstein, a implantação da telemedicina melhorou o acesso da população dos distritos aos atendimentos especializados.
A telemedicina favorece o atendimento à população dos distritos de São Carlos, Calama e todas as comunidades localizadas na região
Com a tecnologia, locais como Nazaré, Jaci-Paraná, União Bandeirantes e Extrema passaram a contar com consultas médicas de 11 especialidades, sendo cardiologia, pneumologia, reumatologia, infectologia, neurologia adulto, endocrinologia adulto, gastroenterologia, neurologia pediátrica, endocrinologia pediátrica, gastroenterologia pediátrica, pediatria e psiquiatria.
A iniciativa, além de melhorar a qualidade dos serviços prestados à saúde nos distritos, também evita o deslocamento dos pacientes, que têm acesso ao atendimento na própria unidade do distrito onde reside.
No baixo Madeira, a implantação do serviço representa um marco para a população ribeirinha, onde a dificuldade de locomoção é um desafio para o acesso aos serviços especializados de saúde. Além de Nazaré, a telemedicina favorece o atendimento à população dos distritos de São Carlos, Calama e todas as comunidades localizadas na região.
Mutirões foram realizados nas localidades para facilitar o acesso à saúde
Maria Elnice dos Santos, 68 anos, faz acompanhamento com o médico endocrinologista através da telemedicina. A paciente, que é diabética, necessita da avaliação do especialista para continuar sendo cuidada pela médica local. “É uma coisa muito boa. Só de fazer a consulta aqui, sem precisar pegar o barco, é uma benção de Deus”.
Desde a implantação da telemedicina em Porto Velho, mais de 6,2 mil pacientes foram beneficiados, sendo mais de mil nos distritos de Porto Velho.
FROTA RENOVADA
Para fortalecer o atendimento de urgência e o transporte de pacientes, a Prefeitura investiu em uma frota nova, para proporcionar conforto aos pacientes. Os distritos receberam caminhonetes e ambulâncias novas, e no baixo Madeira foram entregues lanchas e ambulanchas para o transporte fluvial dos pacientes.
A saúde municipal conta com ambulâncias distribuídas estrategicamente entre a zona urbana, rural e os distritos de Nova Califórnia, Extrema, Vista Alegre do Abunã, Fortaleza do Abunã, Abunã, União Bandeirantes, Rio Pardo, Jaci-Paraná, Cujubim Grande, São Carlos e Linha 28.
Sistema Salta Z foi instalado nos distritos e comunidades de Porto Velho
Para atender regiões com estradas vicinais e localidades remotas, foram adquiridas ambulâncias planejadas, equipadas para demandas sociais e de urgência. Além disso, três caminhões refrigerados foram incorporados à frota, garantindo o transporte adequado de amostras biológicas para análises laboratoriais, otimizando os diagnósticos.
AMBULANCHAS
O transporte fluvial também foi fortalecido com a entrega de ambulanchas, que operam nos distritos de São Carlos e Calama, atendendo cerca de 12 comunidades ribeirinhas ao longo do baixo Madeira. As embarcações, equipadas com rede de oxigênio, espaço para macas e iluminação noturna, oferecem condições seguras para emergências médicas.
BARCO SAÚDE E EMBARCAÇÕES DE APOIO
A frota aquática também inclui novas embarcações para transporte de profissionais, insumos e atendimentos. O destaque é o Barco Saúde Dr. Floriano Riva, que foi totalmente reformado na atual gestão pelo valor de R$ 1,2 milhão, e retomou suas atividades em 2021, realizando, desde então, mais de 57 mil atendimentos em comunidades do baixo Madeira.
SALTA Z
O destaque é o Barco Saúde Dr. Floriano Riva, que foi totalmente reformado na atual gestão
A ampliação do acesso à água potável nas regiões mais remotas foi prioridade da atual gestão, que não mediu esforços para a instalação do sistema Salta Z nos distritos e comunidades de Porto Velho.
Por meio do Programa Nacional de Vigilância da Qualidade da Água para Consumo Humano (Vigiágua), a administração monitora e fiscaliza a qualidade da água, reduzindo riscos de doenças de veiculação hídrica.
Locais como a Agrovila de Calderita, Agrovila Rio Verde, Comunidade Brasileira, Vila Nova, Aliança e Vila da Penha receberam a solução, baseada no uso de zeólita para tratamento de água, beneficiando cerca de 450 famílias. Escolas também passaram a utilizar a água para consumo dos estudantes.
OBRAS NAS UNIDADES
Distritos receberam caminhonetes e ambulâncias novas
A reestruturação das unidades de saúde da zona rural foi uma das prioridades da gestão, que sofreu adversidades durante a pandemia, que paralisou os projetos em andamento e processos de licitações. Naquele momento, todos os recursos e esforços foram direcionados para salvar vidas.
Mesmo assim, devido ao esforço da Semusa, foram totalmente reformadas, ampliadas e entregues à população dos distritos as unidades de Nova Califórnia, Vista Alegre do Abunã, Palmares e União Bandeirantes.
Durante a gestão, todas as unidades da rede municipal de saúde passaram por obras de melhorias estruturais em situações específicas, como no Lago do Cuniã, que foi completamente revitalizada com troca de revestimento na parede, trabalho preventivo contra umidade, instalação de drenos para a água dos aparelhos de ar-condicionado, troca de forro, restauração da parte elétrica, pintura interna e externa, manutenção do sistema de água e esgoto, recuperação das calçadas externas, entre outros.
Além disso, a reforma e ampliação das unidades de Abunã, Calama, Extrema, São Carlos e Morrinhos está em fase de pré-licitação.
MÉDICOS EM TODOS OS DISTRITOS
Para reforçar a imunização, mutirões de vacinação foram realizados regularmente
Todos os distritos de Porto Velho contam com médicos que residem na própria localidade, garantindo um atendimento contínuo e mais próximo das comunidades.
São profissionais do Programa Mais Médicos, do Governo Federal, solicitados pela Prefeitura de Porto Velho para atender a demanda crescente da população dos distritos e comunidades. Esses profissionais atendem nas unidades de saúde das localidades, mas também se deslocam para os povoados e vilarejos.
Saúde bucal e vacinação em foco
Consultórios odontológicos foram revitalizados ou implantados em localidades como Nazaré, Vista Alegre do Abunã e Rio Pardo. Para reforçar a imunização, mutirões de vacinação foram realizados regularmente, garantindo proteção contra doenças como febre amarela e covid-19.
Eliana Pasini, secretária municipal de saúde, destaca que os distritos de Porto Velho sempre estiveram entre as prioridades da gestão, recebendo a mesma atenção e dedicação empregada na zona urbana.
“A gente não consegue colocar em uma única matéria tudo o que foi feito nesses anos. Essas ações apontadas aqui reafirmam o compromisso da Prefeitura de Porto Velho com a inclusão dos moradores das áreas mais distantes e com a construção de um sistema de saúde mais acessível, humanizado e eficiente para todos”, finaliza Pasini.
Fonte: Semusa