Conecte-se conosco

Geral

Curso de estágio básico de Defesa Civil é realizado em Porto Velho

Publicado

em

De 17 a 21 de fevereiro, o Governo do Estado de Rondônia, por meio da Defesa Civil Estadual promoveu o Curso de Estágio Básico de Defesa Civil (EBADEC 2025), com a participação de servidores e voluntários das defesas civis municipais de Porto Velho e região.

O evento teve como objetivo capacitar e atualizar servidores das Defesas Civis municipais, proporcionando conhecimento técnico e aprimoramento das estratégias de prevenção e resposta a desastres.

Durante o Ebadec, as defesas civis municipais aprenderam a importância de criar/atualizar o Plano de Contingência (Plancon), que consiste em conjunto de medidas elaboradas com base em hipóteses de desastre, com o objetivo de minimizar os seus efeitos; e também o Plano de Ação para saber como definir procedimentos operacionais padronizados para diferentes cenários de risco.

A elaboração do Plancon e do Plano de Ação são de responsabilidade dos municípios com apoio do estado e União, conforme Lei Federal nº12.608/2012. ‘O Plano de Contingência é um documento estratégico que estabelece ações coordenadas, o que o torna essencial para tomada de decisões, a fim de fazer frente aos desastres.

O curso contou com aulas teóricas, práticas, atividades em grupo e visitas técnas ao Centro Gestor e Operacional do Sistema de Proteção da Amazônia – CENSIPAM, Secretaria de Estado do Desenvolvimento Ambiental – SEDAM e ao Serviço Geológico do Brasil – SGB.

Visita Técnica no Censipam

Com a participação de agentes de diferentes municípios, o EBADEC 2025 reforçou o compromisso da Defesa Civil em fortalecer a atuação integrada e eficaz no estado de Rondônia, garantindo maior preparo para enfrentar desafios e minimizar impactos de eventos adversos.

Visita Técnica no SGB

Para o governador de Rondônia, Marcos Rocha, a preparação é essencial para o sucesso de ações estratégicas diante de desastres. ‘‘O governo estará compartilhando com os municípios todo conhecimento técnico e operacional para que todos possam atuar com efetividade diante de riscos, e assim, estejam prontos para trabalhar em proteção de vidas, meio ambiente e patrimônios”, salientou.

O comandante-geral do Corpo de Bombeiros Militar de Rondônia (CBMRO) e coordenador estadual da Defesa Civil, coronel BM Nivaldo de Azevedo Ferreira, ressaltou que, a capacitação contribuirá para que municípios se preparem para situações adversas. ‘‘A Defesa Civil incentiva os municípios a adotarem as melhores práticas operacionais através do conhecimento de estratégias adequadas ao enfrentamento a desastres.’’

Publicidade

O Jornal Digital Portal de Rondônia é um portal de notícias independente compromissado em transmitir os fatos, leva as principais notícias de Rondônia, do Brasil e do Mundo.

Facebook

Publicidade
Publicidade