Conecte-se conosco

Geral

Governo de RO reforça prevenção e reinserção social durante a Semana Nacional de Combate às Drogas

Publicado

em

Em uma iniciativa voltada à conscientização, prevenção e enfrentamento ao uso de álcool e outras drogas, o governo de Rondônia, por meio do Conselho Estadual de Políticas Públicas sobre Drogas (Conepod), promoveu a Semana Nacional de Políticas sobre Drogas e mobilizou amplamente a população entre os dias 23 à 27 de junho. A programação envolveu instituições civis, de segurança, militares, educacionais e de saúde, com uma agenda diversificada de atividades em todo o estado.

A Secretaria de Estado da Justiça (Sejus) participou da campanha por meio das regionais das comarcas de Guajará-Mirim e Nova Mamoré. A iniciativa integra a política pública de articulação entre diferentes órgãos e frentes de atuação, voltada não apenas à repressão do tráfico e do consumo de drogas, mas, principalmente, ao cuidado com os dependentes e à promoção da reinserção social.

O governador de Rondônia, Marcos Rocha destacou a importância da ação como uma luta coletiva e permanente. “Precisamos unir prevenção, acolhimento e segurança pública. Nossas ações têm foco em salvar vidas e oferecer oportunidades reais de transformação”.

PROGRAMAÇÃO

As atividades começaram no dia 23/06, com um Pit Stop de Abertura no município de Guajará-Mirim, marcando o início da mobilização com panfletagem e participação ativa do Centro de Referência de Assistência Social (Cras), do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) e da Secretaria Municipal de Trabalho e Assistência Social (Semtas), além do Departamento Estadual de Trânsito (Ciretran/Detran) e do projeto Polícia Mirim. Ainda no mesmo dia, ocorreu a abertura oficial da Semana Nacional de Políticas sobre Drogas, na Escola Simon Bolívar. A Sejus participou do evento, com uma palestra online ministrada pelo secretário Marcus Rito, que abordou o impacto social das drogas.

A semana reforça o papel do Estado como promotor de políticas humanizadas, preventivas e transformadoras

O Dia D, também realizado em 23/06, contou com a presença de grêmios estudantis, diretores escolares e representantes de órgãos públicos, como a Polícia Militar, o Corpo de Bombeiros e programas sociais voltados ao público infantojuvenil, como o Bombeiro Mirim e a Polícia Mirim.

Entre os dias 24 e 27 de junho, as escolas estaduais receberam palestras educativas abordando os riscos do consumo de álcool, cigarro, vape e drogas ilícitas. As ações continuaram com:

  • Palestras no Programa Bombeiro Mirim;
  • Atividades com a Polícia Mirim;
  • Palestra ministrada por psicóloga do Creas a internos em tratamento, realizada pela Organização Peniel;
  • Rodas de conversa com crianças e adolescentes assistidos pelo Creas;
  • Ações educativas e repressivas realizadas pela Polícia Civil e Polícia Federal;
  • Atuação do Caps em penitenciárias, com psicólogos e psiquiatras ministrando palestras;
  • Palestra interna no 6º Batalhão de Infantaria de Selva (6º BIS) sobre prevenção ao uso de drogas; e
  • Palestra do Grupo de Ações Penitenciárias Especiais (GAPE), com o tema “Rondônia contra as drogas: a prevenção é o melhor caminho”.

EM NOVA MAMORÉ

A abertura oficial ocorreu no dia 24 de junho, na Escola Estadual Salomão Silva, reunindo diversas entidades parceiras, entre elas o Creas, Caps, Semtas, Detran, Polícia Militar, Sejus por meio do Grupo de Atividades Penitenciárias Especiais da Polícia Penal do Estado de Rondônia do (Gape) e o próprio Conepod.

A Sejus participou da iniciativa coordenada pelo Detran, em parceria com o Colégio Tiradentes, que organizou um Pit Stop informativo no centro da cidade, com distribuição de panfletos alusivos à Semana Nacional.

EDUCAÇÃO E REINSERÇÃO SOCIAL

Como forma de reconhecimento e estímulo à participação dos alunos, a Sejus distribuiu 70 bolas esportivas às escolas que receberam as palestras. Os materiais foram produzidos pela mão de obra reeducanda do Programa Pintando a Liberdade.

O gerente de Reinserção Social, Fábio Recalde, ressaltou que a ação de prevenção é uma das ferramentas mais poderosas no enfrentamento às drogas, e que isso começa pela educação.

Segundo o secretário adjunto da Sejus, Ebenézer Moreira Borges, a integração entre as secretarias é essencial. “Todos têm um papel importante na construção de uma sociedade mais segura e consciente. A Sejus está comprometida com essa missão.”

Fonte: Secom

Facebook

Publicidade