Geral
Começa nesta quarta-feira (9) a 12ª Conferência Municipal da Assistência Social de Porto Velho

A 12ª Conferência Municipal da Assistência Social de Porto Velho começa nesta quarta-feira (9), a partir das 14h, no L’Acordes Hotel, localizado na Br-364, nº 8250, bairro Aeroclube. A Conferência continua na quinta-feira (10), quando tem seu encerramento às 18 horas. Para inscrever-se acesse o formulário.
O tema central desta edição será “20 anos do Suas: Construção, proteção social e resistência” e está organizada em cinco eixos: Universalização do Suas; Aperfeiçoamento Contínuo do Suas; Integração de Benefícios e Serviços Socioassistenciais; Gestão Democrática, informação no Suas e comunicação transparente; Sustentabilidade Financeira e Equidade no Cofinanciamento do Suas.
A palestra magna de abertura do evento será: “20 anos do Suas – Construção, Proteção Social e Resistência”, por Becharra Rodrigues de Miranda que atuou como coordenador geral de Gestão Descentralizada e Participação Social, secretário executivo da Comissão Tripartite do Suas (CIT/Suas), vinculada ao Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS), e ex-conselheiro governamental no Conselho Nacional de Assistência Social (CNAS).

A Conferência é realizada pelo CMAS em parceria com a Prefeitura de Porto Velho Conferência é realizada pelo Conselho Municipal de Assistência Social (CMAS) em parceria com a Prefeitura de Porto Velho, por meio da Secretaria Municipal de Inclusão e Assistência Social (Semias). A Conferência acontece periodicamente com o objetivo de avaliar a política de Assistência Social, identificar os principais desafios enfrentados e propor diretrizes estratégicas para seu aprimoramento futuro.
“A Conferência Municipal de Assistência Social é um espaço de mobilização para a participação social. A Lei Orgânica da Assistência Social (Loas), e a Norma Operacional Básica do Suas (NOB/SUAS 2012) preconizam as conferências como instância que tem como foco a avaliação da Política de Assistência Social e a construção de diretrizes para o aprimoramento do Sistema Único de Assistência Social”, disse a secretária da Semias, Lucília Muniz de Queiroz.
“A 12ª Conferência Municipal de Assistência Social de Porto Velho termina na quinta-feira (10), com a produção do documento reunindo as sugestões coletadas durante o evento. A Conferência é um espaço de escuta e construção coletiva, onde as propostas debatidas são sistematizadas em um documento final que será encaminhado para as etapas estadual e nacional”, informou a presidente do CMAS (em exercício), Waldemarina Galvão.
Fonte: Secretaria Municipal de Comunicação (Secom)
