Geral
Governador Marcos Rocha potencializa ações contra queimadas e evidencia compromisso ambiental de Rondônia

Com o avanço da seca e das altas temperaturas típicas da estiagem na Amazônia, os riscos de queimadas aumentam em todo o estado. Para lidar com esse cenário crítico, o Governo de Rondônia tem se antecipado, reforçando medidas práticas e educativas que aliam proteção ambiental com responsabilidade social. Nesse sentido, o governador Marcos Rocha, que tem acompanhado o trabalho realizado pelas equipes do Corpo de Bombeiros e demais órgãos que estão engajados nas ações de combate às queimadas.
Para o governador, a estratégia é formar uma cultura de prevenção. “A conscientização é essencial. Quando cuidamos da floresta, cuidamos também das pessoas. Nosso papel como governo é garantir que Rondônia esteja preparada para enfrentar esse desafio com responsabilidade e visão de futuro”, pontuou.
Para reforçar as ações, desde maio deste ano, a Operação Verde Rondônia 2025 tem levado orientação e informação a quem vive nas áreas mais suscetíveis aos incêndios. Produtores rurais, moradores de comunidades e membros de cooperativas têm sido o público-alvo das ações educativas promovidas pelo Corpo de Bombeiros Militar.
Os principais resultados da primeira fase (maio a junho) foram: 76.407 pessoas que participaram de palestras sobre meio ambiente e prevenção de queimadas; 16.997 ações educativas e preventivas realizadas em diversos municípios.
Além das palestras e visitas técnicas, o Corpo de Bombeiros está em campo atuando diretamente nos focos de incêndio que surgem em todo o estado. De maio até agora, foram contabilizadas: 308 ocorrências de combate ao fogo; 172 áreas inspecionadas com risco de queimadas; 38 animais silvestres resgatados durante as operações.
O governador Marcos Rocha destaca que esse trabalho só tem sido possível graças ao comprometimento das equipes e ao investimento contínuo em estrutura e pessoal. “Temos servidores dedicados, preparados e que fazem a diferença. Nosso papel como governo é garantir que tenham as condições ideais para trabalhar e proteger nosso estado”, afirmou.
ATUAÇÃO EM TODO O TERRITÓRIO
Para o comandante do Corpo de Bombeiros, coronel Nivaldo Ferreira, a prevenção ainda é a melhor estratégia. “A presença nas comunidades faz toda a diferença. Nosso trabalho vai além do combate ao fogo, estamos construindo uma mentalidade de preservação e responsabilidade coletiva”, destacou.
Atualmente, cerca de 206 militares, entre bombeiros e policiais, estão mobilizados na operação, divididos em 15 quartéis e 17 bases de apoio por todo o estado. Desde o dia 3 de junho, a Operação Verde Rondônia entrou em uma nova etapa, voltada ao combate direto aos incêndios.



Fonte: Assessoria
