Geral
Governo de RO impulsiona geração de empregos formais com obra de ampliação do Cemetron

Além de ser um marco para a saúde pública do estado, a obra de ampliação do Centro de Medicina Tropical de Rondônia (Cemetron) também proporcionou renda para famílias, por meio da oferta de empregos na área da construção civil. A construção está em fase final, com 99% de execução.
A obra de ampliação da unidade hospitalar, contratou em média 50 trabalhadores para as funções de: engenheiro civil, engenheiro eletricista, mestre de obra, técnico em edificações, técnico em segurança do trabalho, pedreiro, servente de obra, eletricista, encanador, pintor, entre outros profissionais da construção civil.
O governador de Rondônia, Marcos Rocha, ressaltou que o estado se consolida como uma terra de oportunidades, com avanços significativos na geração de empregos formais. “Estamos promovendo o desenvolvimento de Rondônia com investimentos voltados ao crescimento econômico e ao desenvolvimento da infraestrutura.”
Segundo o servente de obras, Warley Xavier de Jesus, de 25 anos, o emprego formal representa uma oportunidade significativa. “Antes de ser contratado, prestava serviços de forma autônoma, sem vínculo formal ou cobertura previdenciária. Agradeço a oportunidade de ter um trabalho. Tenho uma filha pequena e trabalhar aqui me dá a dignidade de levar sustento para minha família”, relatou.
Um aspecto que merece destaque é a condução segura dos trabalhos. Durante toda a execução, não houve registro de acidentes, evidenciando um ambiente protegido, com o uso adequado de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) e Equipamentos de Proteção Coletiva (EPCs), em conformidade com as Normas Regulamentadoras.
A construção está em fase final, com 99% de execução
A construção caminha para sua conclusão e, em breve, será entregue ao governo de Rondônia, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), que dará início à fase de mudanças, equipagem hospitalar e preparação para o início dos atendimentos.
NOVAS INSTALAÇÕES
Com 99% da ampliação executada, a expansão contempla:
✅ 10 leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) em infectologia;
✅ 5 leitos de enfermaria clínica em infectologia;
✅ Almoxarifado, com 392,12 m² de área construída;
✅ Auditório para 100 pessoas;
✅ Central de Material Esterilizado (CME), com 175 m² de área construída, com duas autoclaves, duas termodesinfectoras e uma lavadora ultrassônica;
✅ Prédio administrativo de dois andares.
A obra do Cemetron ampliará o atendimento especializado
A diretora-geral da unidade, Caroline Kohara, destacou que a obra além de estar gerando emprego, ampliará o atendimento especializado. “Essa expansão otimiza os fluxos assistenciais, aumenta a eficiência operacional e melhora as condições para o cuidado de alta complexidade, fortalecendo a rede estadual de saúde.”
O secretário da Sesau, Jefferson Rocha, enfatizou que esse investimento do governo de Rondônia representa a materialização de um planejamento estratégico voltado à ampliação da capacidade de atendimento e melhoria da infraestrutura hospitalar. “As novas instalações foram pensadas para oferecer um ambiente moderno, funcional e adequado às necessidades da população, garantindo mais eficiência e qualidade nos serviços de saúde.”
A construção está sendo conduzida pelo Escritório das Nações Unidas de Serviços para Projetos (Unops), organismo da Organização das Nações Unidas (ONU) especializado em infraestrutura e, que possui Acordo de Cooperação Técnica com a Sesau. O valor do investimento é de R$ 15.689.945,60 milhões.
Fonte: Secom
