Geral
Centro de Diálise Madeira Mamoré oferece atendimento 24 horas para paciente crônicos

Com o objetivo de garantir atendimentos imediatos às urgências de pacientes renais agudos ou crônicos com quadro clínico agudizado, o Centro de Diálise Madeira Mamoré (CDMM) disponibiliza atendimento 24 horas. Os atendimentos são realizados pelo serviço de nefrologia, que está anexo ao Hospital de Base Dr. Ary Pinheiro, situado na Avenida Governador Jorge Teixeira, 3766 – Bairro Industrial. Essa estrutura permite um suporte integrado para garantir o cuidado necessário aos pacientes em situação de Os emergência.
O CDMM atende uma média de 17 a 25 pacientes, diariamente apenas na sala de diálise do setor. A equipe, composta por médicos, enfermeiros e técnicos especializados, garante que os pacientes recebam o suporte necessário, incluindo aqueles que estão em leitos de UTI vinculados a um total de 32 a 45 pacientes atendidos, diariamente, em média. A maioria dos atendidos são de unidades, como: o Hospital de Base Dr. Ary Pinheiro, Pronto-Socorro João Paulo II, Cemetron, Unidade de Assistência Médica Intensiva (AMI) e Hospital Infantil Cosme e Damião.
Para o governador de Rondônia, Marcos Rocha, esse serviço fortalece a rede estadual de saúde, com foco na eficiência e no cuidado integral com os rondonienses, “o objetivo é garantir um sistema de saúde mais acessível ao cidadão,” ressaltou.
A unidade disponibiliza profissional nefrologista e equipe técnica de plantão para atender urgências de pacientes crônicos ou agudos.
DIÁLISE PERITONEAL DOMICILIAR
“Somos referência em atendimentos de nefrologia” , diz o diretor Gilmar Meireles
O setor de nefrologia também oferece o tratamento de diálise peritoneal domiciliar, que consiste em um procedimento realizado na casa do paciente. Nesse tipo de tratamento, o próprio paciente (ou um cuidador treinado) realiza os procedimentos com a devida orientação da equipe de saúde. As vantagens incluem maior liberdade para manter uma rotina ativa e menos necessidade de deslocamentos às unidades de saúde.
O diretor do CDMM, Gilmar Meireles, destaca que os pacientes renais crônicos que necessitam de diálise peritoneal domiciliar têm a possibilidade de solicitar o serviço via unidade vinculado. Ele enfatiza que esse tratamento proporciona mais qualidade de vida e conforto aos pacientes. “Oferecemos o treinamento necessário para os cuidados”, explica Meireles.
Além disso, é oferecido o serviço de implante do cateter de Tenckhoff através do departamento de cirurgia do Hospital de Base Dr Ary Pinheiro (HBAP), que é o acesso para realização da terapia renal na modalidade de Diálise Peritoneal.
Para acessar o serviço de diálise peritoneal domiciliar, o paciente deve procurar a equipe multidisciplinar ou o seu médico vinculado a alguma unidade especializada em terapia renal que irá enviar o laudo médico para o e-mail [email protected]. Após o envio, o pedido passará por uma análise social e pela regulação necessária. Essa etapa é fundamental para garantir que o tratamento seja disponibilizado de forma adequada e personalizada para cada paciente.
CENTRO DE DIÁLISE DE ARIQUEMES (CDA)
Em Ariquemes, também são oferecidos os serviços de nefrologia. O Centro de Diálise (CDA) realiza atendimentos e exames ambulatoriais em pacientes crônicos, encaminhados por meio da regulação de unidades hospitalares e Unidades de Terapia Intensiva (UTIs). Além disso, atende 200 pacientes fixos que realizam hemodiálise três vezes por semana. O CDA funciona das 07h às 19h e está localizado na Avenida Capitão Silvio, 3578 – Apoio Rodoviário Sul, Ariquemes.
Fonte: Secom
