Geral
Café ancestral com trancistas acontece na próxima segunda-feira (28), no Prédio do Relógio em Porto Velho

Com o objetivo de fortalecer os laços entre o Poder Executivo Municipal e as mulheres empreendedoras do ramo do trancismo, mantendo e preservando a cultura afro-brasileira, a Prefeitura de Porto Velho, por meio da Coordenadoria Municipal de Políticas Públicas para Mulheres (CPPM), realiza na próxima segunda-feira (28) o evento “Café Ancestral com as Trancistas: Tecendo Caminhos”.
O evento é em alusão ao dia 25 de julho, quando é comemorado o dia Internacional da Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha, e também o Dia Nacional de Tereza de Benguela e da Mulher Negra. Essa data celebra a luta e resistência das mulheres negras, homenageando figuras como Tereza de Benguela – líder quilombola, e buscando combater o racismo e o sexismo.
A programação vai contar com a palestra da empreendedora cultural, Isabela Morgado, sobre “Marca e Herança: como empreender com identidade e raiz”. De acordo com a organização, as tranças afro são para além de um simples penteado, representam um poderoso símbolo de resistência, identidade e ancestralidade para mulheres negras.

“O ato de trançar, passado de geração em geração, carrega consigo séculos de história, cultura e luta por reconhecimento. Esse é um evento que marca um novo capítulo na história do município de Porto Velho. É uma grande oportunidade para a valorização da cultura afro-brasileira”, disse Cleyanne Alves, coordenadora da CPPM.
Além disso, segundo a organização, o evento tem como finalidade realizar o chamamento das trancistas para realizar o cadastro no banco de dados da Coordenadoria.
O evento começa a partir das 8h, no auditório do Prédio do Relógio, sede da Prefeitura de Porto Velho. Além da palestra, programação também contará apresentação cultural, atividade de integração, sorteio de brindes, coffee break e networking.
RECONHECIMENTO COMO PROFISSÃO
Em 2023, a profissão de trancista recebeu reconhecimento oficial no Brasil, sendo incluída na Classificação Brasileira de Ocupações (CBO) com o código 5161-65. Essa formalização, que aconteceu após anos de luta e articulação, representa um marco para a valorização da estética afro-brasileira e a inclusão produtiva de milhares de profissionais, principalmente mulheres negras.
PROGRAMAÇÃO
8h – Acolhimento e Apresentação Cultural
9h – Palestra com Isabela Morgado “Marca e Herança: como empreender com identidade e raiz”
10h – Atividade de Integração e Sorteio de Brindes
11h – Coffee Break e Networking
12h – Encerramento.
Fonte: Secretaria Municipal de Comunicação (Secom)
