Geral
Segunda Mostra Cultural da Banda do Vai Quem Quer celebra tradição e cultura em Porto Velho

Evento reuniu história, arte e música na Praça Aluísio Ferreira, fortalecendo a identidade cultural do maior bloco de carnaval da Amazônia.
Com saldo positivo, a 2ª Mostra Cultural da Banda do Vai Quem Quer encerrou suas atividades, deixando a promessa de voltar em 2026 com ainda mais atrações e emoções. O evento aconteceu no último final de semana, (26 e 27 de julho), na Praça Aluísio Ferreira, em Porto Velho. Promovido pela Associação Cultural Banda do Vai Quem Quer, com o apoio da Prefeitura Municipal de Porto Velho, por meio da Fundação Cultural, e do vereador Everaldo Fogaça, o evento encantou o público com exposições, música e muita cultura.
Uma viagem pela história do carnaval rondoniense
A mostra apresentou ao público um rico acervo que contou a trajetória do bloco ao longo de mais de quatro décadas. Entre as atrações, estavam:
•Exposição de quadros e fotografias, que retratam momentos marcantes do carnaval de Porto Velho; Bonecos gigantes; Jornais e matérias antigas, que registraram a evolução da Banda do Vai Quem Quer, entre outros objetos e adereços, que fazem parte da identidade visual do bloco. Tudo isso foi acompanhado pelo som animado das marchinhas de carnaval, tocadas ao vivo pela banda da Banda do Vai Quem Quer, criando um clima de nostalgia e festa.
Cultura e tradição para todas as idades
O evento foi uma oportunidade para que famílias, crianças e o público em geral conhecessem mais sobre essa tradição que faz parte do coração de Porto Velho. A mostra reforçou que a Banda do Vai Quem Quer não é apenas um bloco de carnaval, mas um patrimônio cultural e imaterial de Porto Velho e Rondônia, que representa a resistência e a alegria do povo rondoniense.
Agradecimentos e emoção
Durante o encerramento, a presidente do bloco, Sica Andrade, agradeceu a todos que prestigiaram a segunda edição da mostra. “A presença maciça do público mostra que o Vai Quem Quer vai muito além do carnaval. É cultura, é história, é a alma de Porto Velho”, destacou.
Fonte: Assessoria
