Geral
Passeios de barco na Estrada de Ferro Madeira-Mamoré devem ser retomados em breve

Na última quinta-feira (21), a Secretaria Municipal de Turismo, Esporte e Lazer (Semtel) realizou uma visita técnica ao Complexo da Estrada de Ferro Madeira-Mamoré para discutir o retorno do embarque dos passeios de barco pelo rio Madeira. A atividade reuniu órgãos de fiscalização e representantes do setor turístico com foco na organização do espaço e nas medidas de segurança.
“Sonhar é o primeiro passo, mas nós estamos botando a mão na massa para recuperar mais um símbolo da memória de Porto Velho: o passeio de barco a partir da Estrada de Ferro. Segurança é a palavra de ordem e, por isso, temos os órgãos fiscalizadores e especialistas junto conosco em prol desse sonho”, disse Paulo Moraes Júnior, secretário da Semtel.

A reunião foi conduzida pelo secretário-executivo de Turismo, Aleks Palitot, e contou com a presença do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Rondônia (CBM-RO), Superintendência Municipal de Proteção e Defesa Civil (SMDC), Complexo Madeira-Mamoré e da Associação dos Empreendedores de Apoio ao Turismo em Embarcações e Flutuantes.
“O secretário Paulo e o Aleks Palitot convocaram a gente para definir o local certinho onde os barcos da associação vão atracar para fazer o passeio. A gente fica feliz porque vários órgãos estavam aqui como o Iphan, Amazonfort, Semtel. Isso é bom, isso traz confiança e segurança para o turista quando vier aqui, sabendo que estaremos aqui atracados fazendo esse passeio”, comentou o presidente da associação, Marcos Barroso.

“Nossa preocupação maior com o retorno dos passeios é a segurança dos visitantes. É muito importante que seja tomada toda essa preocupação que a Prefeitura vem demonstrando ter, junto ao Corpo de Bombeiros, Defesa Civil e até mesmo com o Iphan, porque faz parte do cenário cultural da cidade. Essa conexão junto com o Complexo é muito importante para nós, a gente está para ser parceiro nessa contribuição, trazendo bastante segurança para quem for fazer o passeio do barco”, reforçou a superintendente do Complexo Madeira-Mamoré, Daniela Carneiro.
As próximas etapas incluem a elaboração de projetos de acesso, adequações estruturais e cumprimento das normas da Marinha do Brasil e do CBM-RO. O processo seguirá com a participação das secretarias parceiras até a conclusão da área destinada ao embarque.
Fonte: Secretaria Municipal de Comunicação (Secom)
