Geral
Fórum Municipal debate mobilidade urbana em Porto Velho

O município de Porto Velho tem enfrentado, nos últimos anos, uma crescente transformação de seus cenários urbanos, englobando modos de transporte público e as infraestruturas, resultando em desafios cada vez mais evidentes no que diz respeito à mobilidade urbana.
Uma realidade que começa a ganhar novos planejamentos a partir da atual gestão. Construir um plano estratégico de mobilidade urbana para fortalecer a segurança no trânsito, reduzir os índices de acidentes automobilísticos e, principalmente, garantir mais proteção à vida humana. Essas e outras propostas foram discutidas no 1º Fórum de Mobilidade Urbana, promovido na terça-feira (26), na sede da Biblioteca Municipal Francisco Meirelles.
O Fórum foi realizado pela Prefeitura de Porto Velho, através da Secretaria Municipal de Segurança, Trânsito e Mobilidade (Semtran), e contou com a participação de especialistas que apresentaram problemas, desafios e soluções para o desenvolvimento urbano da capital.

Entres os temas abordados no encontro estão: ruas para as pessoas, mobilidade e acessibilidade, mobilidade e bioclimatismo e ainda a mobilidade e planejamento urbano. Na abertura do fórum, o secretário da Semtran, Iremar Lima, destacou o compromisso da gestão do prefeito Léo Moraes com a qualidade de vida da população.
“A mobilização é um assunto de extrema importância, porque todos nós participamos desse contexto, desde o recém-nascido que vai como passageiro, idosos, pacientes e todos que precisam se deslocar. Por isso, esse fórum é importante pra gente discutir que modelo nós temos atualmente aqui em Porto Velho”, disse o secretário.
Vale destacar que a mobilidade urbana envolve a maneira como as pessoas acessam diferentes locais dentro da cidade, como trabalho, escolas, comércio e diversos outros pontos. O tema abrange, por exemplo, aspectos como tempo de deslocamento, eficiência, acessibilidade, segurança e qualidade de vida dos indivíduos.

O secretário-executivo da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seinfra), Geovanni Marini, foi um dos convidados do evento e destacou a importância da participação de outras pastas para promover o acesso fácil, eficiente, seguro e sustentável aos diversos pontos da cidade.
“É extremamente importante envolver todos os atores, em especial a parte da Seinfra, envolve a parte de postura, como, por exemplo, a ocupação de calçadas. Por isso, esse fórum tem esse papel fundamental de dialogar com a comunidade em geral sobre temas pertinentes na nossa cidade”, concluiu o secretário.
Além das discussões, cada participante colaborou com uma caixa de bombom em prol da confraternização que a equipe da biblioteca fará para os leitores mirins no Dia das Crianças. A Prefeitura reforça o compromisso em promover e incluir a população no processo de planejamento, por meio de consultas públicas e canais de participação, garantindo assim que atendam às necessidades reais dos porto-velhenses.
Fonte: Secretaria Municipal de Comunicação (Secom)
