Geral
Projeto na Escola Municipal João Ribeiro Soares transforma vidas através da dança

Há 25 anos nasceu um projeto com o objetivo de educar através da dança. Esse era o sonho, que se tornou realidade, da professora Rita Nascimento, da Escola Municipal João Ribeiro Soares, situada no bairro Igarapé, zona Leste da capital. De acordo com a professora, o ballet não é só dança, é uma ferramenta completa para o desenvolvimento pessoal, emocional e físico das crianças.
“O objetivo do projeto é transformar vidas através da dança. Com esse projeto a gente consegue trabalhar a disciplina, ter conhecimento, a autoestima. Se essas crianças começam a dançar no teatro, por exemplo, os pais começam a acreditar que o sonho pode se tornar realidade, eles ficam mais envolvidos. As crianças que já tiveram a oportunidade de dançar no teatro, hoje sonham em ser grandes artistas. Temos histórias inspiradoras de alunos que já passaram por aqui e hoje são grandes cidadãos”, concluiu a professora.

O projeto Ballet na Escola conta com 100 alunos e já faz a diferença na vida da bailarina Laura Paiva, 9 anos, que começou com as aulas há alguns anos. Mesmo com pouca idade, ela sabe que através da dança pode expressar sentimentos sem usar palavras, ajudando no desenvolvimento emocional e na comunicação, principalmente na rotina com as outras crianças.
“Eu comecei bem pequenininha a fazer ballet. Eu gosto muito da professora Rita, porque ela ajuda muito a gente. Eu sou apaixonada pelo ballet e gosto muito de dançar. A gente ensaia muito e também já nos apresentamos em vários lugares. Eu amo muito e meu sonho é ser uma bailarina profissional”, disse Laura Paiva.

NOVA REALIDADE
Nesta sexta-feira (12), os alunos realizaram uma apresentação especial na quadra da escola. A Prefeitura de Porto Velho, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed) e Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Sema), firmaram o apoio do Centro de Defesa da Criança e do Adolescente Maria dos Anjos (Cedeca), responsável pela doação dos uniformes completos e pela realização de palestras educativas sobre bullying, direitos da criança e convivência saudável.
“As crianças receberam 100 kits completos de ballet com adereços de cabelo, colã, meia-calça e sapatilhas. É economia no bolso das famílias e oportunidade de futuro para as crianças, que agora podem dançar sem preocupação. A Prefeitura investindo na cultura dentro das escolas. E podem ter certeza que vamos seguir com muitos outros projetos que beneficiarão nossas crianças e jovens”, concluiu o prefeito Léo Moraes.

De acordo com o secretário adjunto da Semed, Giordani Lima, o projeto trouxe dignidade para esses alunos. “Foi um termo de colaboração de parceria firmado com a Prefeitura e é muito importante porque é a primeira vez que eles estão tendo o kit completo, que é a roupinha de ballet e você vê a felicidade das crianças”, disse Giordani Lima.
Para o secretário da Sema, Vinícius Miguel, muitos alunos viviam realidades difíceis, o ballet representa mais que um refúgio, mas também uma oportunidade real de mudança. “A secretaria de Meio Ambiente atuou como articuladora, buscando também compensações ambientais para esse projeto belíssimo. E quero parabenizar a professora Rita por ser uma grande incentivadora da cultura na escola”, finaliza o secretário.

Fonte: Secretaria Municipal de Comunicação (Secom)
