Geral
Em parceria com o Governo Federal, Prefeitura de Porto Velho realiza conferência nacional de agricultores

Realizada nesta sexta-feira (26), a 3ª Conferência Nacional de Desenvolvimento Rural Sustentável e Solidário reuniu agricultores, lideranças comunitárias e entidades do setor na sede do Instituto Federal de Rondônia (Ifro), em Porto Velho.
Com a participação da Prefeitura de Porto Velho, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Semagric), a conferência destacou o fortalecimento das práticas voltadas ao desenvolvimento sustentável, Autonomia econômica das mulheres rurais, Autonomia e emancipação das juventudes e sucessão rural.
De acordo com o secretário da Semagric, Rodrigo Ribeiro, essa conferência é mais uma das etapas do Território Madeira-Mamoré, o primeiro território homologado no estado de Rondônia para programas e políticas públicas de desenvolvimento socioeconômico, com foco em fortalecer a agricultura familiar e o crescimento rural da região.

“Essa conferência é um momento de discussão de políticas públicas junto com os nossos produtores para melhorar o desenvolvimento desse setor no município. O evento conta com a parceria do Governo Federal, do grupo Rovema e de outras entidades voltadas para esse tema”, destacou Rodrigo Ribeiro.
Para Gervano Vicent, superintendente do Ministério da Agricultura em Rondônia, essa conferência une o Governo Federal e a Prefeitura de Porto Velho em prol dos agricultores do município, que agora contam com a disponibilização de uma série de políticas públicas para o fomento das produções.

“O município de Porto Velho, por meio da Semagric, tem sido um grande parceiro nosso. Temos a grata satisfação de dizer que o Governo Federal e a Prefeitura de Porto Velho caminham de mãos dadas para o desenvolvimento da agricultura nessa região”, afirmou Gervano Vicent.
Durante a conferência, o Ministério da Agricultura anunciou a habilitação do município de Porto Velho para emitir o Cadastro Nacional da Agricultura Familiar (CAF), documento que identifica o agricultor familiar e garante o seu acesso aos serviços oferecidos pelo governo.
Em Porto Velho, ao todo, são 27 políticas públicas de fomento aos agricultores que possuem até 243 hectares ou 100 alqueires de terra.
Fonte: Secretaria Municipal de Comunicação (Secom)
