Conecte-se conosco

Geral

Maior bolo da região Norte está sendo preparado por mais de 60 voluntários e vai servir até 30 mil

Publicado

em

No próximo dia 2 de outubro, Porto Velho vai receber um presente histórico: um bolo de 111 metros de comprimento, feito especialmente para celebrar os 111 anos da cidade. Essa será a maior iguaria já produzida na cidade e também o maior bolo da Região Norte.

A produção começou dias antes, em ritmo acelerado, com uma equipe formada por mais de 60 pessoas, entre alunos de gastronomia, professores e chefs do Senac, além do apoio do Sistema S (Senac, Fiero, Fecomércio, Sesc), de empresas privadas e parceiros como Irmãos Gonçalves e Sindpam.

INGREDIENTES

O preparo do bolo envolve números impressionantes. Entre os principais ingredientes estão:

7.050 ovos (235 cartelas)
350 kg de trigo
350 kg de açúcar
20 kg de fermento
600 kg de recheio
600 kg de chantilly

A produção dura cinco dias, em jornadas que começam às 7h30 da manhã e seguem até às 22h. No dia da festa, a montagem terá início às 7h, com o apoio de mais de 100 pessoas na montagem, no recheio e na decoração.

O transporte será feito às 5h da manhã, em dois caminhões refrigerados do Mesa Brasil e 14 armários de panificação. A finalização acontece diretamente na Avenida Sete de Setembro, em frente ao Prédio do Relógio.

Para garantir que o bolo seja distribuído de forma organizada, a Prefeitura montou uma estrutura especial. Uma equipe com 300 pessoas estará responsável pelo serviço, sendo 150 dedicadas ao corte.

Os pedaços serão entregues em guardanapos, a partir das 16h30, logo após o corte oficial. Quem quiser repetir poderá voltar à fila, garantindo que todos tenham a oportunidade de saborear o bolo.

MÃO NA MASSA

Para o chefe tutor do Senac, Gustavo Ferreira, participar da produção é uma mistura de emoção e responsabilidade. “A gente está com uma equipe aí, com uma média de 50 pessoas, intercalando manhã, tarde e noite. Estamos fazendo de 50 a 60 placas de bolo por dia. No dia do evento, vamos ter uma equipe ainda maior, com chefes e tutores à frente. É muito gratificante esse sentimento, mas também é uma grande responsabilidade, porque vamos servir muita gente. E o sabor do bolo? É segredo. Só na hora do corte do prefeito vocês vão descobrir.”

Lucas de Paula, também é chefe tutor do Senac, ele destacou a dimensão da receita. “A gente tem 350 kg de trigo, 350 kg de açúcar, mais de 7 mil ovos, 600 kg de recheio e 600 kg de chantilly. É bastante ingrediente. É um desafio, mas também é uma animação enorme. Estar lá no dia e ver o sorriso no rosto das pessoas, principalmente das crianças, vai ser muito emocionante.”

A emoção também é compartilhada pelos alunos. Cristiane Fonseca, estudante de confeitaria do Senac, afirmou: “O sentimento é muito grande. Estamos participando de um momento histórico, fazendo um bolo de 111 metros para o aniversário de 111 anos de Porto Velho. É gratificante e vai marcar a minha vida. Eu nunca pensei que estaria aqui, preparando esse bolo junto com minha equipe.”

Para o presidente da Emdur, Bruno Holanda, o bolo representa mais do que uma sobremesa. “Esse bolo é histórico. Ele foi pensado para simbolizar a grandeza de Porto Velho e a união de tantas pessoas e instituições em torno dessa celebração. Com certeza vai marcar a memória da nossa cidade.”

CONVITE

O prefeito Léo Moraes reforça o convite à população para participar do aniversário de Porto Velho e testemunhar esse momento inédito. “Estamos preparando uma grande festa para a nossa cidade, com apresentações culturais, atrações musicais e o corte do maior bolo já feito em Porto Velho. Quero convidar cada morador a estar presente no dia 2 de outubro, às 16h30, em frente ao Prédio do Relógio. Vai ser um momento histórico para todos nós.”

Fonte: Secretaria Municipal de Comunicação (Secom)

Publicidade

O Jornal Digital Portal de Rondônia é um portal de notícias independente compromissado em transmitir os fatos, leva as principais notícias de Rondônia, do Brasil e do Mundo.

Facebook

Publicidade

Publicidade
Publicidade
Publicidade