Geral
Governo de RO integra curso de aperfeiçoamento em Gestão de Crises voltado à segurança pública em Porto Velho

Com o objetivo de fortalecer a integração entre instituições e aprimorar as ações na área da segurança pública, representantes do Governo de Rondônia participam, entre os dias 15 e 17 de outubro, do Curso de Aperfeiçoamento da Gestão de Crises no Contexto da Segurança Pública. A capacitação é uma iniciativa do Ministério Público do Estado de Rondônia (MPRO), por meio do Grupo de Atuação Especial da Segurança Pública (GAESP), e ocorre no auditório da sede do MPRO, em Porto Velho.
A Secretaria de Estado da Justiça (Sejus), integra a capacitação, que é conduzida pelo promotor de Justiça, Dr. Edmundo Reis Silva Filho, do Ministério Público da Bahia. O curso é voltado a membros e servidores do MP, além de representantes das forças de segurança pública e da defesa civil estadual e municipal.
Durante os três dias de formação, os participantes têm acesso a técnicas, métodos e ações planejadas para o gerenciamento de crises, com foco no aprimoramento da atuação institucional diante de situações adversas que impactam tanto o sistema de segurança quanto o sistema prisional.
O governador de Rondônia, Marcos Rocha, destacou a importância de iniciativas como essa para o fortalecimento institucional: “Investir na capacitação dos nossos servidores é essencial para garantir uma resposta eficaz às situações críticas. O curso reforça a integração das forças de segurança e contribui diretamente para a proteção da população”, declarou.
INTEGRAÇÃO E PREPARO TÉCNICO
A realização do curso representa uma estratégia de fortalecimento da rede de segurança pública em Rondônia, ao promover a integração entre o Ministério Público, a Polícia Penal e demais instituições envolvidas na prevenção e no gerenciamento de crises. A proposta vai além da capacitação técnica, buscando também incentivar o diálogo interinstitucional e o desenvolvimento de respostas coordenadas em situações de crise.
O conteúdo programático contempla desde os fundamentos teóricos até aspectos práticos do gerenciamento de crises. Entre os tópicos discutidos estão:
- Noções básicas de Gerenciamento de Crises (GC) e Negociação em Crises (NEG), com ênfase em crises de segurança pública;
- Tipologias contemporâneas de crises: de imagem, estratégicas, táticas e desastres naturais;
- Sistema de Comando de Incidentes (SCI) e operação de postos de comando;
- Comunicação em crises, negociação com sequestradores, gestão de multidões e enfrentamento de crises no sistema prisional;
- Prevenção de ameaças relacionadas ao crime organizado e protocolos de ocorrências com explosivos;
- Estudo de casos e debates interativos entre os participantes.
O secretário da Sejus, Marcus Rito, destacou a importância da integração entre instituições na resposta a crises: “A atuação do Estado em crises exige ações preventivas, coordenadas e eficazes. A união entre o sistema prisional, forças de segurança, Ministério Público e justiça criminal fortalece nossa capacidade de resposta. Parabenizo todos os envolvidos por esta iniciativa que contribui para uma segurança pública mais eficiente”, afirmou.
Fonte: Secom
