Geral
Show de Talentos do Idoso encanta e valoriza a experiência de vida

O Centro de Convivência do Idoso (CCI), da Prefeitura de Porto Velho, na zona Leste, foi palco de uma verdadeira celebração da vida, alegria e do talento. Com o objetivo promover o envelhecimento ativo, dar visibilidade às habilidades dos participantes e fortalecer os laços comunitários entre os idosos, foi realizado o Show de Talentos do Idoso, na quinta-feira (16), com apresentações de canto, dança, artesanato e outras performances protagonizadas por idosos com mais de 60 anos.

O evento começou com a apresentação do Coral Estrela da Manhã, com mulheres que fazem parte do CCI, em seguida começaram as disputas. Ao todo, cerca de 12 participantes se apresentaram em várias categorias. Os jurados escolheram os campeões que levaram para casa medalha e brindes que deixam o evento ainda mais especial.
A festa faz parte da programação da semana do idoso, que contou com cabelo maluco, café da manhã especial, o show de talentos e encerra nesta sexta-feira (17) com o Baile Retrô, onde viverão bons momentos relembrando músicas de diversas décadas e figurinos que marcaram época.
TALENTOS QUE EMOCIONAM

De acordo com a gerente do CCI, Sabrina Bianca, eventos como o Show de Talentos ajudam a combater o isolamento social, promovem a autoestima e mostram para a comunidade a importância do envelhecimento ativo. Além disso, é um momento de celebração da vida, da história e da criatividade dos idosos que participam de atividades durante toda a semana no centro.
“Eles amam essa festa, na verdade tudo isso aqui é deles. Eles já participam de diversas atividades durante a semana, mas ter uma programação como essa diferente deixa o ambiente ainda mais especial. Nosso objetivo é valorizar nossos idosos e que eles possam se confraternizar e, principalmente, nunca perder essa alegria de viver que eles têm de sobra”, disse a gerente.
Participar do Show de Talentos do Idoso vai muito além de se apresentar. É redescobrir sonhos, reacender a alegria de viver e mostrar ao mundo que o tempo não apaga a essência de quem somos. Cada apresentação é um ato de coragem, uma declaração de vida, uma celebração da experiência.

Entre os destaques do Show de Talentos, esteve a performance da Maria Amália, de 74 anos, que encantou a todos com uma apresentação de música. A aposentada teve depressão e preparou um louvor para emocionar os amigos do CCI.
“Eu participo aqui das atividades do CCI há muitos anos. Foi aqui com meus amigos que curei minha depressão. Eu me sinto muito feliz, principalmente quando acontecem eventos como este que valorizam a gente. Hoje preparei um louvor que vai emocionar a todos. Mas, além de cantar, eu gosto muito de dançar, principalmente nas sextas-feiras que tem o nosso forró ao vivo”, disse Maria Amália.
VALOR DE SER RECONHECIDO
O brilho nos olhos, os aplausos calorosos, o abraço dos colegas: tudo isso representa algo que vai além do talento: representa valorização. Um reconhecimento merecido a quem já contribuiu tanto com sua história, sua sabedoria e seu amor. Para a aposentada Raimunda Passos, 80 anos, eventos como este lembram que envelhecer não é parar, mas continuar, com mais histórias para contar e ainda muito a oferecer.
“Eu entrei aqui no CCI com 58 anos e hoje, com 80, eu participo de tudo um pouco. Eu participo do coral, da dança, da aula e de muitas outras atividades. Foi maravilhoso cantar para tantas pessoas e ver o carinho no olhar de cada um. Espero que esse show de talentos continue por muitos anos, porque nos dá alegria, coragem e vontade de viver. Parabéns à prefeitura”, finaliza.
Para muitos, é a primeira vez mostrando sua arte diante de um público. Para outros, é a chance de reviver momentos marcantes do passado. Mas, para todos, é uma experiência transformadora que emociona, fortalece e une. Por isso, a Prefeitura de Porto Velho tem o compromisso de apoiar ações como essa, que promovem o envelhecimento ativo, o respeito e a inclusão.
Fonte: Secretaria Municipal de Comunicação (Secom)
