Conecte-se conosco

Geral

Porto Velho forma 97 técnicos altamente capacitados para revolucionar o mercado de trabalho

Publicado

em

Com a expansão do ensino profissionalizante em Rondônia, cresceu também o número de estudantes que estão se habilitando em uma profissão antes de chegar ao nível superior. Nos dias 22 e 23 de outubro, o Instituto Estadual de Desenvolvimento da Educação Profissional (Idep) está lançando novos técnicos no mercado de trabalho de Porto Velho. Na quarta-feira (22), foi realizada no auditório da instituição de ensino, na Capital, a formatura de 59 concluintes do Curso Técnico em Segurança do Trabalho. Nesta quinta-feira (23), acontece no mesmo local, a formatura de 38 concluintes dos seguintes cursos:

  • Técnico em Edificações;
  • Técnico em Desenvolvimento de Sistemas;
  • Técnico em Informática;
  • Técnico em Programação de Jogos Digitais;
  • Técnico em Suporte; e
  • Manutenção em Informática.

Orador da turma do  Curso Técnico em Segurança do Trabalho, Pedro Felipe já conseguiu novo emprego

Para o governador de Rondônia, Marcos Rocha, a qualificação da mão de obra é uma política pública fundamental no desenvolvimento socioeconômico porque gera emprego e renda, além da melhoria da qualidade de vida dos profissionais e seus familiares.

NOVA PROFISSÃO

Recém-formado no Curso Técnico em Segurança do Trabalho, Pedro Felipe Prazeres Brito, de 25 anos, tem muito a comemorar. O morador do Bairro Três Marias, trabalhava como operador de terminal numa empresa de grãos e, graças à nova formação atua, agora como técnico em segurança do trabalho de uma empresa de telecomunicações presente em 16 estados. “Minha vocação sempre foi gostar de pessoas e, por isso, hoje me realizo nessa nova profissão”, declarou o formando que foi orador da sua turma.

A presidente do Idep, Adir Josefa de Oliveira, destacou no seu discurso de saudação aos novos técnicos em segurança do trabalho, que o ensino profissionalizante contribui para que Rondônia seja atualmente uma referência nacional. “Somos o primeiro estado no país a adotar escolas móveis como uma política pública para levar conhecimento até o estudante e ainda temos uma das menores taxas de desemprego do país.”

Ao receber o diploma do curso técnico, o concluinte  garante promissora carreira profissional

VANTAGENS DO ENSINO TÉCNICO

  • Inserção rápida no mercado de trabalho

Cursos técnicos têm duração menor (entre 12 e 24 meses, em média) e focam na prática, permitindo que o estudante seja empregado mais rapidamente.

  • Alta taxa de empregabilidade

Há uma demanda crescente por profissionais qualificados, e o ensino técnico prepara o indivíduo para os desafios do mercado, com taxas de empregabilidade geralmente altas.

  • Salários mais atrativos

Profissionais com formação técnica tendem a ter remunerações mais altas em comparação com quem tem apenas o ensino médio regular.

  • Desenvolvimento de habilidades

O curso oferece tanto habilidades técnicas e práticas quanto o desenvolvimento de competências socioemocionais, preparando o aluno para o ambiente profissional.

  • Progressão na carreira

O curso técnico pode ser o primeiro passo para uma carreira promissora e é uma base sólida para quem deseja continuar os estudos e se especializar.

Fonte: Secom

Publicidade

Publicidade

O Jornal Digital Portal de Rondônia é um portal de notícias independente compromissado em transmitir os fatos, leva as principais notícias de Rondônia, do Brasil e do Mundo.

Facebook

Publicidade
Publicidade

Publicidade