Conecte-se conosco

Geral

Banco da Amazônia lança novos cartão e máquina de pagamento na COP30

Publicado

em

Durante o terceiro dia da COP30, em Belém (PA), o Banco da Amazônia marcou presença com uma agenda voltada à inclusão financeira, à bioeconomia e à inovação tecnológica. Em meio aos debates sobre desenvolvimento sustentável e transição verde, a instituição lançou oficialmente novos cartão e maquininha de pagamentos, produtos com propósito socioambiental que simbolizam a nova fase do banco: mais próximo das pessoas e comprometido com o futuro da região.

No encontro, o presidente do Banco da Amazônia, Luiz Lessa, destacou a importância da instituição no desenvolvimento regional: Banco da Amazônia está aqui na COP30 porque a gente tem um papel de protagonista. Nosso DNA é a Amazônia. Estamos há 83 anos fazendo negócios, representando mais de 55% de todo o crédito de fomento da região — afirmou.

Lessa ressaltou ainda a estratégia para impulsionar a economia regional por meio de parcerias e fundos voltados à sustentabilidade:

Sabemos que não podemos fazer isso sozinhos. Por isso, buscamos parceiros, tanto na distribuição de recursos quanto na captação de investimentos internacionais. Hoje anunciamos três fundos, num total de R$ 4 bilhões, com R$ 500 milhões já aportados. São recursos voltados à bioeconomia, à infraestrutura verde e ao desenvolvimento sustentável — explicou.

O presidente também apresentou o conceito da “espiral do crescimento”, um modelo que busca gerar um ciclo contínuo de emprego, renda e melhoria da qualidade de vida na Amazônia a partir do crédito público e de investimentos estruturantes.

Tecnologia com propósito

O Cartão Verdinho é a nova aposta do Banco da Amazônia para democratizar o acesso a serviços financeiros. Totalmente digital, o produto nasce com a proposta de unir tecnologia, sustentabilidade e inclusão social, oferecendo uma solução acessível para empreendedores e comunidades que muitas vezes não têm acesso aos bancos tradicionais.

— A Amazônia é riquíssima. Nosso compromisso é fazer com que esse valor fique aqui, investindo em indústria, bioeconomia e em quem faz o futuro da região. O Verdinho é mais um passo nessa jornada — afirmou Lessa.

De acordo com o diretor de tecnologia do Banco da Amazônia, José Quinto, o Verdinho facilita o crédito e a vida do empreendedor amazônico.

— Nós já sabemos fazer inclusão financeira. O que muda agora é que vamos fazer isso com tecnologia, bioeconomia e sustentabilidade. O Verdinho é um produto pensado para chegar aonde ninguém chega, com a cara e a realidade da Amazônia — afirmou.

O cartão está integrado a uma maquininha própria, a Verdinha, que funciona também como instrumento de gestão financeira, permitindo controle de caixa, pagamentos e recebimentos via Pix, débito e crédito, mesmo em locais remotos.

— Dentro dela, o cliente encontra um programa completo de gestão empresarial, capaz de administrar o fluxo de caixa, controlar contas a pagar, acompanhar estoques e organizar as finanças. Estamos entregando tecnologia e eficiência para o empreendedor amazônida crescer com sustentabilidade — afirmou Luiz Lessa, presidente do banco.

O lançamento contou com a presença de dois empreendedores locais, que receberam simbolicamente os primeiros cartões durante o evento. Jarilson Tupinambá de Almeida, da empresa Yamel Sorvetes, destacou a praticidade da nova ferramenta:

— Vai ajudar muito no dia a dia. Já posso fazer pagamentos diretamente pelo aplicativo, sem precisar carregar dinheiro. Isso facilita demais a vida e ajuda o dinheiro a circular mais rápido na região — afirmou.

Já Gustavo Quintela, da Açaíze Belém, ressaltou o orgulho de representar os empreendedores amazônicos

— É uma satisfação enorme participar desse momento. O Banco da Amazônia está progredindo e trazendo produtos que nos colocam no mesmo nível tecnológico dos grandes bancos. Isso mostra que a Amazônia também pode inovar — disse.

O Cartão Verdinho surge como parte de um ecossistema de serviços que visa transformar o crédito em oportunidade. Segundo Misael Moreno, secretário executivo de Estratégia de Clientes e Negócios do Banco da Amazônia, a ideia é que o produto atenda desde pequenos empreendedores urbanos e rurais até comunidades tradicionais, permitindo o acesso a microcrédito, pagamentos digitais e programas sociais integrados.

— Não estamos entregando apenas um cartão. Estamos entregando uma solução que ouvimos nascer nas comunidades. Cada CPF é uma história, e o Verdinho representa o passo final da inclusão financeira: levar dignidade, autonomia e desenvolvimento para quem está na ponta — afirmou.

Aliança entre bancos públicos

O evento simbolizou também a articulação entre os bancos públicos federais em torno de uma agenda comum de inclusão e sustentabilidade. José Sasseron, do Banco do Brasil; José Aldemir Freire, do Banco do Nordeste; Paulo Rocha e Aharon Alcolumbre, da Sudam; José Wandemberg, da Sudene; e Luciana Barros, da Sudeco, reforçaram o papel dessas instituições na execução dos fundos constitucionais voltados ao desenvolvimento regional. O debate também contou com a presença de Waldez Góes, ministro da Integração e do Desenvolvimento Regional, que enfatizou:

— Quanto mais articulados nós tivermos, mais cumpridores das políticas de desenvolvimento regional nós seremos.

Segundo Luiz Lessa, essa integração é essencial para que os recursos cheguem a quem realmente precisa:

— Por isso, unimos forças com o Banco do Brasil e o Banco do Nordeste. Somos gestores dos fundos constitucionais e, juntos, garantimos que o crédito se transforme em melhoria de vida, infraestrutura e oportunidades — destacou.

Os representantes dos bancos discutiram ainda estratégias conjuntas para fortalecer o microcrédito, ampliar o financiamento à infraestrutura e acelerar a transição energética na região. A união das instituições foi vista como um ponto de convergência das políticas de desenvolvimento regional para reafirmar a soberania da Amazônia e o compromisso com um modelo econômico sustentável e inclusivo.

Publicidade

Publicidade

O Jornal Digital Portal de Rondônia é um portal de notícias independente compromissado em transmitir os fatos, leva as principais notícias de Rondônia, do Brasil e do Mundo.

Facebook

Publicidade
Publicidade
Publicidade

Publicidade