Geral
Lixo toma conta das ruas de Porto Velho após a entrada da empresa Sistemma
A capital de Rondônia enfrenta um cenário preocupante desde que a empresa Sistemma Serviços Urbanos assumiu, no dia 22 de abril, a responsabilidade pela coleta de resíduos sólidos em Porto Velho. O que deveria representar um avanço na gestão urbana rapidamente se transformou em um retrato de desorganização, acúmulo de lixo e indignação popular.
De acordo com informações apuradas pela equipe do Jornal Eletrônico Portal de Rondônia, logo nas primeiras semanas após a troca de empresa, moradores de diversos bairros começaram a relatar atrasos frequentes na coleta, ruas tomadas por sacos de lixo e a presença constante de mau cheiro e animais.
Regiões centrais e periféricas passaram a compartilhar o mesmo problema: a ausência de um serviço básico que impacta diretamente a saúde pública e a qualidade de vida.
Moradores ouvidos pela reportagem relatam sensação de abandono. “Pagamos impostos e estamos convivendo com lixo na porta de casa há dias”, afirma uma residente da zona leste.
Em bairros mais afastados, há casos em que a coleta simplesmente não ocorreu desde a mudança de empresa, aumentando o risco de proliferação de doenças.
A coleta de lixo é um serviço essencial e sua interrupção ou ineficiência pode gerar consequências graves, incluindo surtos de doenças, contaminação ambiental e entupimento de redes de drenagem, fator que contribui diretamente para alagamentos.
Até o momento, a empresa Sistemma Serviços Urbanos quanto não apresentou um plano claro e eficaz para normalizar a situação. A falta de transparência e de comunicação com a população intensifica a crise e reforça a percepção de descaso.
Fonte: Portal de Rondônia
