Conecte-se conosco

Geral

Lixo toma conta das ruas de Porto Velho após a entrada da empresa Sistemma

Publicado

em

A capital de Rondônia enfrenta um cenário preocupante desde que a empresa Sistemma Serviços Urbanos assumiu, no dia 22 de abril, a responsabilidade pela coleta de resíduos sólidos em Porto Velho. O que deveria representar um avanço na gestão urbana rapidamente se transformou em um retrato de desorganização, acúmulo de lixo e indignação popular.

De acordo com informações apuradas pela equipe do Jornal Eletrônico Portal de Rondônia, logo nas primeiras semanas após a troca de empresa, moradores de diversos bairros começaram a relatar atrasos frequentes na coleta, ruas tomadas por sacos de lixo e a presença constante de mau cheiro e animais.

Regiões centrais e periféricas passaram a compartilhar o mesmo problema: a ausência de um serviço básico que impacta diretamente a saúde pública e a qualidade de vida.

Moradores ouvidos pela reportagem relatam sensação de abandono. “Pagamos impostos e estamos convivendo com lixo na porta de casa há dias”, afirma uma residente da zona leste.

Em bairros mais afastados, há casos em que a coleta simplesmente não ocorreu desde a mudança de empresa, aumentando o risco de proliferação de doenças.

A coleta de lixo é um serviço essencial e sua interrupção ou ineficiência pode gerar consequências graves, incluindo surtos de doenças, contaminação ambiental e entupimento de redes de drenagem, fator que contribui diretamente para alagamentos.

Até o momento, a empresa Sistemma Serviços Urbanos quanto não apresentou um plano claro e eficaz para normalizar a situação. A falta de transparência e de comunicação com a população intensifica a crise e reforça a percepção de descaso.

Fonte: Portal de Rondônia

Publicidade

Publicidade
Publicidade

O Jornal Digital Portal de Rondônia é um portal de notícias independente compromissado em transmitir os fatos, leva as principais notícias de Rondônia, do Brasil e do Mundo.

Publicidade