Conecte-se conosco

Internacional

Massacre em hospital do Sudão deixa mais de 450 mortos

Publicado

em

Um ataque de rebeldes do Sudão a um hospital saudita na cidade de Fasher deixou ao menos 460 mortos, de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS). O órgão começou a divulgar informações que recebeu sobre o episódio nessa quarta-feira (29/10).

Segundo a Rede de Médicos, o ataque foi de autoria das Forças de Reação Rápida (RSF, sigla em inglês), grupo paramilitar que combate o Exército do Sudão. O conflito entre rebeldes e o Exército já dura dois anos, com o grupo reacionário tomando algumas cidades, como Fasher. Desde 2023, já foram registrados 285 ataques contra unidades de saúde no Sudão, resultando em mais de 1.200 mortes.

O massacre foi tema da sessão desta quinta-feira (30/10) do Conselho de Segurança da ONU. Para o subsecretário-geral de Assistência Humanitária, Tom Fletcher, Fasher é palco de níveis catastróficos de sofrimento humano. “A crise no Sudão é uma falha de proteção e incapacidade de respeitar o direito internacional”, disse.

Com o conflito se estendendo por mais de dois anos, a ONU destaca a necessidade por um cessar-fogo imediato, acesso humanitário irrestrito e justiça para as vítimas.

Histórico

O conflito no Sudão começou em abril de 2023, quando uma luta pelo poder que já vinha se arrastando há tempos entre as Forças Armadas Suíças (SAF) e as Forças de Reação Rápida eclodiu em guerra aberta.

As Forças de Reação Rápida têm suas raízes nas milícias Janjaweed, acusadas de atrocidades em Darfur há 20 anos, enquanto a SAF representa os remanescentes do antigo regime militar de Cartum.

As duas forças chegaram a compartilhar o poder após a deposição do ex-presidente Omar al-Bashir em 2019, mas uma disputa sobre a integração das Forças de Reação Rápida ao exército nacional desencadeou um colapso em todo o país.

O que começou como uma disputa pelo controle do Estado degenerou em uma luta brutal marcada por assassinatos étnicos, cercos urbanos, deslocamentos em massa e condições de fome em grande parte do país.

Fonte: Metrópoles

Publicidade

Publicidade

O Jornal Digital Portal de Rondônia é um portal de notícias independente compromissado em transmitir os fatos, leva as principais notícias de Rondônia, do Brasil e do Mundo.

Facebook

Publicidade
Publicidade

Publicidade