Conecte-se conosco

Polícia

Por telefone, Policiais orientam mãe e salvam vida de bebê com 21 dias

Publicado

em

Policiais Militares de Colorado do Oeste (RO) conseguiram salvar a vida de um bebê de 21 dias que estava engasgado com o leite materno. O caso foi registrado nessa sexta-feira, (03/05).

A mãe da criança acionou o serviço de emergência através do 190 e por telefone o 3ª Sargento Valdiney conseguiu passar as orientações.

De acordo com a Polícia Militar, por volta das 21h30, Lucilene de Aquino, a mãe do bebê ligou desesperada para a Central de Atendimento e solicitou ajuda, relatando que sua bebê havia se engasgado e aparentemente não estava respirando e nem respondendo aos estímulos.

Mesmo diante da situação tensa, o 3ª Sargento Valdiney manteve a calma, e orientou como deveria proceder. O procedimento consiste na compressão abdominal capaz de desobstruir as vias aéreas do bebê pela descompressão do diafragma, órgão responsável por regular a entrada e a saída de ar do corpo humano.

A reportagem esteve na residência, conversando com a mãe Lucilene de Aquino, e do pai Edson Macedo Grein, pais da pequena Evily de Sá Grein. Lucilene disse que foi um momento desesperador, e que a ideia de ligar para Polícia Militar foi do seu marido. “Foi um momento terrível em nossas vidas, já sou mãe, e nunca tinha ocorrido isso. Graças a Deus os Policiais Militares tinham esse treinamento, e tudo ocorreu bem”.

Enquanto o atendimento ocorria por telefone, uma outra viatura foi encaminhada até o Bairro Cruzeiro, na Avenida Rio Madeira, na residência da famíla, para prestar apoio, e após o êxito via telefone, a própria viatura da Polícia Militar conduziu a bebê até o Hospital Municipal para ser avaliada pela equipe médica de plantão, sendo liberada para casa no mesmo dia.

Para fazer isso, siga abaixo o passo a passo completo:

1- Sentada, coloque o bebê de bruços, deitado em cima do seu antebraço, de modo que ele fique retinho, um pouco acima dos seus joelhos, com a cabeça um pouco mais baixa que o resto do corpo. Use a sua coxa como apoio do antebraço para ter firmeza.

2- Com o dedo médio e o indicador, segure a boquinha do bebê aberta. Dê 5 tapas não muito fortes no meio das costas do bebê, na região entre os ombros. Tome cuidado para não machucá-lo.

3- Agora, de frente para você, posicione seu filho deitado de costas sobre o outro antebraço, que deverá estar apoiado sobre a coxa. Realize 5 compressões usado dois dedos, bem na região central do peito, entre os dois mamilos. A profundidade deve ser de, no máximo, 4 centímetros (geralmente use o indicador e dedo médio), o que equivale a 2 ou 3 dedos.

4- Olhe para o seu filho e preste atenção. Caso ele chore, vomite, ou tussa, é um bom sinal, ou seja, conseguiu desengasgar. Aos poucos, a cor dos lábios e da cabecinha deve voltar ao normal. Se ele continuar engasgado, repita o procedimento.

Por Portal de Rondônia com informações de Consesulacontece

Publicidade
Publicidade

Publicidade

O Jornal Digital Portal de Rondônia é um portal de notícias independente compromissado em transmitir os fatos, leva as principais notícias de Rondônia, do Brasil e do Mundo.

Clique para comentar

Você precisa estar logado para postar um comentário Login

Deixe uma resposta

Publicidade

Facebook

Publicidade

Grupo de notícias

Publicidade