Conecte-se conosco

Polícia

Polícia Militar informa sobre o desdobramento da Operação Nova Mutum e manifestações de invasores na BR-364

Publicado

em

A Polícia Militar de Rondônia (PMRO), informa a sociedade rondoniense quanto ao desenvolvimento da Operação Nova Mutum, frente às principais ações policiais e acontecimentos.

Em consideração a suspensão pelo Supremo Tribunal Federal (STF) da reintegração de posse na região invadida das fazendas Arco-Íris e Norbrasil, que abriga uma quantidade significativa dos invasores, a Operação Nova Mutum acatou a referida decisão judicial, contudo, mantém o policiamento ostensivo preventivo na região, garantindo a ordem pública local, evitando a ocorrência de crimes ambientais e crimes contra pessoa e ao patrimônio.

Durante a fase de execução da Operação Policial, diversos objetos apreendidos pelos policiais foram apresentados na 10ª Delegacia de Polícia no distrito de Nova Mutum. Na data de ontem, 25 de outubro de 2021, foi apresentado para a autoridade policial um maçarico com mangueiras, bem como dois cilindros de oxigênio, os quais estavam escondidos dentro da área invadida.

Também na data de ontem, 25, foi descoberto por equipes policiais, durante patrulhamento ostensivo preventivo nas linhas das áreas invadidas, um local provavelmente utilizado para práticas de tiro pelos invasores, onde foi localizado veículos, latas de alumínio e outros materiais perfurados por supostas deflagrações de munições de armas de fogo. Também foram encontradas munições deflagradas de espingarda calibre 20 no chão. 

Manifestações na BR-364

Ocorreram algumas manifestações na BR-364 pelos invasores retirados da região alvo da Operação Policial, sendo uma no entroncamento com a BR-425 no dia 23 de outubro e outra na manhã de ontem, 25 de outubro,  próximo ao distrito de Mutum Paraná na “linha F”. Centenas de invasores com faixas e bandeiras da Liga dos Camponeses Pobres (LCP) impediram o trânsito de veículos tanto sentido Porto Velho-RO, quanto sentido Rio Branco-AC. Foi realizado contatos de integrantes da Operação Nova Mutum com os manifestantes de forma pacífica, sem prejuízo da liberdade de manifestação. Ambos os movimentos foram encerrados mediante intervenção da Polícia Rodoviária Federal (PRF).

Cumprimento das reintegrações

Foi realizado o cumprimento de reintegração de posse em toda a área invadida das fazendas Santa Carmen, Boi Sossego, Nova Esperança, Boa Esperança e Três Irmãos I, II e III, faltando tão somente a área invadida das fazendas Norbrasil e Arco-Íris que continuam suspensas por conta da decisão judicial do Supremo Tribunal Federal.

A Operação Nova Mutum objetiva agir preventivamente na região da Ponta do Abunã, cessando e evitando ilícitos diversos com o patrulhamento ostensivo, bem como também dando o aporte de segurança necessário para a reintegração de posse da área invadida, com o apoio na segurança dos Oficiais de Justiça que possuem a missão de executarem as decisões judiciais.

Fonte: PM/RO

Publicidade
Publicidade

Publicidade
Publicidade

O Jornal Digital Portal de Rondônia é um portal de notícias independente compromissado em transmitir os fatos, leva as principais notícias de Rondônia, do Brasil e do Mundo.

Publicidade

Facebook

Publicidade

Grupo de notícias

Publicidade

error: Ė vedada a reprodução de conteúdo sem a citação da fonte ou autorização do proprietário